APF concorre à gestão da Funpresp – Participe das eleições!
Fonte: Sinpf/SP
Data: 04/09/25

De 1º a 10 de setembro de 2025, a Funpresp realizará eleições para renovar seus principais órgãos de governança: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e os Comitês ExecPrev e LegisPrev. Essa é uma oportunidade para que os servidores públicos federais escolham seus representantes e influenciem diretamente a gestão da previdência complementar.
A Funpresp é uma fundação, sem fins lucrativos, que administra os planos de aposentadoria complementar dos servidores públicos federais efetivos. Hoje, já reúne mais de 115 mil participantes, oferecendo segurança e uma renda futura que complementa o teto do regime próprio.
AGENTE DA PF É CANDIDATO
O Agente da Polícia Federal Carlos Henrique Firmino, filiado ao SINPF/SP, é candidato pela chapa 3 – “Experiência e Compromisso”. Especialista em crimes financeiros e lotado na SR/SP, Firmino já atua como suplente no Conselho Deliberativo da Funpresp, contribuindo para a formulação de estratégias de alocação dos recursos previdenciários. Sua eleição é uma forma de garantir que os servidores da PF estejam representados na gestão do fundo, fortalecendo a fiscalização e a boa condução dos recursos que garantem o futuro de todos os participantes.
QUEM PODE VOTAR?
Servidores participantes ativos e assistidos dos planos ExecPrev e LegisPrev com vínculo até seis meses antes do início da votação, desde que mantenham essa condição no período eleitoral.
COMO VOTAR?
A votação será totalmente eletrônica, pelo portal da Sala do Participante (http://participante.funpresp.com.br) ou pelo aplicativo da Funpresp. Para votar, basta acessar com login e senha, clicar em “Eleições” e utilizar o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA), que garante a segurança e o sigilo do processo.
ENTREVISTA
O SINPF/SP realizou uma entrevista com o APF Firmino com o objetivo de proporcionar aos colegas a oportunidade de conhecerem melhor sua trajetória, suas ideias e propostas. Confira abaixo:
SINPF/SP: O que motivou você a se candidatar para representar os servidores na gestão da Funpresp?
Firmino: Eu tenho larga experiência investigando crimes financeiros cometidos contra entidades previdenciárias, além de mestrado e doutorado na área de finanças. Meu objetivo é ocupar este espaço de decisão e impedir que se repita na Funpresp a sangria que ocorreu em outras entidades similares.
SINPF/SP: Quais são os principais desafios que você enxerga na administração da Funpresp atualmente?
Firmino: Garantir processos seletivos para a alta gestão que sejam livres de ingerência ideológica. Ampliar a base de participantes policiais para que possam usufruir de nossos empréstimos a baixo custo, seguro de vida e gestão profissional de patrimônio.
SINPF/SP: Como a sua experiência como agente da Polícia Federal pode contribuir para a governança da Funpresp?
Firmino: Eu investiguei as principais metodologias de desvios de recursos de entidades previdenciárias. Isso me permite enxergar antecipadamente como qualquer alteração na governança poderia comprometer nossos investimentos ao abrir brechas para desvios ou fraudes. Também aprendi a defender meus argumentos com firmeza e polidez, o que é importante em uma atuação colegiada.
SINPF/SP: De que forma sua participação na Funpresp pode ser interessante para o servidor da PF?
Firmino: Estamos em um momento em que os policiais da União são os principais autores de ações judiciais contra a Funpresp. Penso que a presença de um colega na sua governança pode facilitar as negociações tripartites entre governo, servidores e Funpresp, reduzindo assim as demandas e agregando valor a todos as partes envolvidas.
SINPF/SP: Quais são as principais propostas da chapa "Experiência e Compromisso" para melhorar a gestão da Fundação?
Firmino: Temos uma lista de propostas publicada em nossa página oficial, mas destaco três: Criação de novos perfis de investimentos, renovação responsável dos colegiados.
Participe! Seu voto fortalece a gestão da sua previdência!