“Precisamos proteger quem nos protege”, diz vice da Fenapef em audiência sobre saúde mental
Vice-presidente da Fenapef alerta para impactos de omissões da PEC 18/2025 na saúde mental dos policiais federais
Fonte: Comunicação Fenapef
Data: 14/10/25

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (14), na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Vinícius Gomes Avelino, alertou para o não enfrentamento de temas essenciais à carreira policial federal que deveriam ser contemplados na PEC 18/2025. A discussão abordou os reflexos da chamada “PEC da Segurança” na saúde mental dos profissionais da área.
De acordo com Avelino, grande parte do adoecimento mental entre os policiais decorre de questões estruturais da carreira, somadas à pressão constante do enfrentamento ao crime. “A pressão que vem do enfrentamento ao crime traz temores, desestrutura, desgastes e ameaças. E ainda temos problemas internos que preciso citar: uma estrutura absolutamente arcaica, que sustentamos desde os tempos coloniais, marcada por um sectarismo e diferenciações hoje injustificáveis”, afirmou.
O dirigente destacou que a PEC 18/2025 não pode perder a oportunidade de discutir temas fundamentais, como a previdência dos policiais federais — cuja simetria com as forças militares foi rompida em 2019 —, a modernização da carreira policial federal, e a ameaça à participação dos servidores em pleitos eleitorais, entre outras questões.
“Temos, por meio dessa PEC, a oportunidade de corrigir essas distorções e tantas outras. Precisamos proteger quem nos protege”, concluiu Avelino.
A audiência foi solicitada pelo deputado Sanderson (PL-RS) e contou com a participação de representantes de entidades sindicais da área de segurança pública.