Polícia Federal manifesta preocupação com alterações no relatório do Projeto de Lei Antifacção

Proposta apresentada pelo relator pode restringir de forma significativa o papel histórico da instituição no combate ao crime organizado

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 11/11/25

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (10), o Departamento de Polícia Federal manifestou preocupação com o relatório do Projeto de Lei nº 5582/25, conhecido como PL Antifacção. O texto, de autoria do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), propõe mudanças que podem alterar substancialmente o papel institucional da Polícia Federal no enfrentamento ao crime organizado.

Entre as alterações sugeridas, o relatório prevê que a execução de operações pela Polícia Federal dependeria de solicitação do governo estadual da área investigada, medida que, segundo a PF, representa um risco concreto de enfraquecimento da atuação federal contra o crime organizado.

De acordo com a nota, a proposta, ao suprimir competências da instituição, compromete o alcance e a efetividade das investigações, configurando um retrocesso no combate a crimes praticados por organizações criminosas, como corrupção, tráfico de drogas, desvios de recursos públicos e tráfico de pessoas.

A íntegra da nota pode ser acessada no site da Polícia Federal: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2025/11/nota-publica.

A Fenapef manifesta apoio à posição da Polícia Federal e reafirma seu compromisso com a defesa das prerrogativas institucionais, bem como com a preservação dos direitos e a valorização dos policiais federais em todo o país.

OUTRAS NOTÍCIAS

Meia Maratona da Polícia Federal está com inscrições abertas

Fenapef assina acordo que garante reajuste de benefícios para servidores públicos federais

Fenapef acompanha movimentações no Congresso sobre Segurança Pública

Lançamento do livro “Mulheres na Segurança Pública” destaca participação feminina no setor