Polícia Federal desmente fake news sobre projeto OPF

Documento assinado pelo DG reitera que não existem sequer estudos sobre a proposta no âmbito da corporação

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 25/10/21

A Polícia Federal desmentiu categoricamente, por meio de ofício, que pretenda defender ou mesmo que existam estudos na corporação destinados a implementar o cargo de Oficial de Polícia Federal (OPF).

O documento, assinado pelo então diretor-geral, Rolando Alexandre de Souza, e pelo coordenador-geral de recursos humanos substituto à época, Jorgeval Silva Costa, foi encaminhado à Associação Nacional dos Policiais Federais Aposentados e Pensionistas (Anapf) no dia 04 de agosto de 2020.

Ele encerra formalmente a falsa polêmica que circula em grupos de WhatsApp, principalmente entre aposentados e pensionistas, e que atribui à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) a intenção de patrocinar um suposto projeto que unificaria cargos da carreira policial federal e abandonaria os aposentados.

Mais: o documento da PF afirma que não tem sequer conhecimento de estudos que tratem da criação do cargo, o que deixa ainda mais claro que não existe qualquer intenção da corporação de defender a ideia. Ou seja, é evidente que tudo não passa de uma tentativa de disseminação de notícias falsas para atingir a Fenapef.

A Fenapef já vem divulgando reiterados comunicados a respeito do tema, e já foram desmentidos oficialmente tais boatos e fake news, e o pronunciamento da própria instituição Polícia Federal sepulta de vez a onda de boatos, pois qualquer projeto sobre a carreira da PF deve obrigatoriamente partir do Poder Executivo, ouvida a Direção-Geral do Órgão.

Vale destacar que já está prevista a realização de um novo Congresso Nacional dos Policiais Federais para 2022, que só não ocorreu ainda por força da pandemia, onde temas como propostas de reestruturação salarial e de carreira devem ser amplamente discutidos, pois a última discussão a respeito do tema ocorreu no ano de 2010.

A Federação Nacional dos Policiais Federais, maior e mais tradicional entidade representativa dos servidores da Polícia Federal, reitera seu compromisso histórico de jamais permitir ou patrocinar qualquer projeto que traga risco aos direitos históricos dos servidores aposentados, conquistados ao custo de muita luta da própria Fenapef ao longo dos seus mais de 30 anos de história, lutas e conquistas.

Assista ao vídeo, onde o presidente Boudens tira dúvidas sobre o assunto, clique aqui.

Confira abaixo a íntegra do documento da Polícia Federal e o informativo divulgado pela Fenapef:

 

Comunicado Fenapef - Esclarecimentos Gerais sobre os Projetos da Fenapef

Ofício

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida