Emenda à PEC 18/2025 apoiada pela Fenapef obtém assinaturas necessárias à admissibilidade

174 deputados federais assinaram a proposição que reforça a valorização dos policiais federais

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 02/10/25

Foi protocolada, na Comissão Especial responsável por analisar a Proposta de Emenda à Constituição nº 18/2025, a Emenda nº 20, que trata das competências da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios relativas à segurança pública. A proposta, de autoria dos deputados federais Aluisio Mendes (Republicanos/MA) e Ubiratan Sanderson (PL/RS), foi construída em parceria com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e obteve as 174 assinaturas necessárias para sua admissibilidade.

A emenda tem como objetivos principais o reconhecimento da dedicação e dos riscos inerentes à atividade; a equidade na transição previdenciária, assegurando justiça no tratamento da categoria, conforme a Lei Complementar nº 51/1985; e a composição equilibrada das corregedorias, garantindo representatividade nos processos de controle interno.

Agora, a emenda será analisada pelo relator da Comissão Especial, deputado Mendonça Filho (União/PE), onde teremos a oportunidade de debater o tema com os parlamentares.

A Fenapef reafirma seu compromisso de permanecer firme e vigilante na defesa intransigente dos direitos dos policiais federais em todas as etapas de tramitação da PEC 18/2025.

Emenda 20 - PEC 18-2025

OUTRAS NOTÍCIAS

Lançamento do livro “Mulheres na Segurança Pública” destaca participação feminina no setor

Entidades representativas dos servidores públicos iniciam diálogo com ministro Boulos

Fenapef discute melhorias na PEC 18/2025 com representante do MJSP

Liderança do governo pactua apoio aos direitos previdenciários dos policiais civis da União