Melhoria das práticas contábeis é a estratégia adotada pela Fenapef para reiterar a transparência das informações financeiras

Ampliação da atuação do Conselho Fiscal também tem sido fundamental ao alcance do objetivo

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 24/04/24

Desde o início da atual gestão, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) tem melhorado as práticas contábeis com o objetivo de conferir ainda mais transparência às informações financeiras. Como resultado dessa iniciativa, a prestação de contas de 2023 e a previsão orçamentária da entidade para o exercício de 2024 foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Representantes na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em março deste ano.

As estratégias adotadas pela Fenapef consistem na utilização de ferramentas que facilitam a apresentação e o acompanhamento da evolução patrimonial da entidade e possibilitam o aprimoramento da comunicação dessas informações a cada reunião do Conselho de Representantes, além do reforço da aplicação das práticas de accountability na gestão financeira, que potencializa o conjunto dessas estratégias.

Conselho Fiscal

Outra ação empregada se constitui na ampliação da participação do Conselho Fiscal no acompanhamento desses processos. Para manter o ritmo dessa supervisão, o Conselho Fiscal já iniciou suas atividades de 2024 avaliando as contas da entidade referentes ao primeiro trimestre deste ano.

Para manter a qualidade da avaliação das movimentações financeiras, o Conselho prometeu reiterar os esforços para a manutenção da transparência das contas e o monitoramento dos gastos da entidade.

“Foi com base nesses princípios que conseguimos aprovar, por unanimidade, as contas de 2023 e garantir uma previsão orçamentária justa para 2024, ano que contará com a realização de eleições e de eventos de interesse da categoria.”, afirmou o presidente do Conselho Fiscal, Antônio Carlos de Lira Fraga (Sinpf/RN).

Para a realização das atividades, estão presentes à sede da Fenapef, em Brasília, os conselheiros Bernardino Pereira Silva Neto (Sinpof/CE) e Fernando Gonçalves Carvalho (Sinpf/MS), além do presidente do Conselho Fiscal, Antônio Carlos de Lira Fraga (Sinpf/RN).

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal