Fenapef vai a Sergipe apoiar mudança na estrutura da carreira da Polícia Civil

Proposta apresentada pelo Sinpol/SE guarda similaridades com modelo defendido pela Federação de Policiais Federais

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 15/10/19

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, estará em Aracaju para apoiar o projeto de Oficial de Polícia Civil (OPC). Ele participa, nesta quarta-feira (16), do Workshop Modelos de Polícia, promovido pelo Sindicado dos Policiais Civis de Sergipe, e vai falar sobre a carreira policial e a integração de polícias no Brasil.

O evento reunirá representantes das diversas forças policiais para discutir estratégias de modernização para a segurança pública. “O nosso modelo de segurança pública está ultrapassado, é caro e ineficiente. A prova disso é o baixíssimo índice de solução de crimes. Menos de 10% dos homicídios são solucionados no País”, afirma Boudens.

Dentre as propostas da Fenapef para a melhoria da segurança pública que serão apresentadas no workshop, estão a unificação das carreiras das forças policiais, com entrada pela base das corporações, e a integração das polícias. “É urgente uma união entre as forças policiais. O cidadão não quer saber se quem está na rua é a Polícia Civil, a Polícia Federal ou a Polícia Militar. Ele quer que o crime do qual foi vítima seja investigado, seu patrimônio restituído - se for o caso - e o responsável punido”, completa.

O evento também terá a participação de André Guitierrez, presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), que falará sobre “A Unificação dos Cargos, sua Eficiência e o Ciclo Completo de Polícia”. Itamir Lima, presidente da Federação dos Policiais Civis da Região Norte (Fepol Norte), abordará o “Empoderamento Político e Amplitude Social dos Policiais Civis”. E o anfitrião, Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, falará sobre “A Proposta Nacional de Modernização e Eficiência das Polícias Civis”.

Na semana passada o Sinpol/SE apresentou projeto de lei ao Executivo local que unifica a base da categoria dos Policiais Civis do estado. A proposta se baseou em uma ideia há anos defendida pela Fenapef de que apenas com a modernização da segurança pública será possível ter índices mais favoráveis de enfrentamento ao crime.

Nesta terça-feira (15), os palestrantes participaram do grande Ato de Alerta Geral do Sinpol/SE, a partir das 7h, na Praça Fausto Cardoso para pedir ao governador Belivaldo Chagas que encaminhe o projeto Oficial de Polícia Civil para análise da Assembleia Legislativa.

Apoio

O Projeto OPC, como é chamada a proposta de modernização da Polícia Civil de Sergipe, busca reestruturar os cargos da base da corporação, transformando-os em apenas um. É bastante próximo do que defende a Fenapef. “A Fenapef entende que é preciso que haja uma única porta de entrada para todos os policiais e que os cargos de chefia sejam preenchidos por critérios meritocráticos, como ocorre em quase todos os países do mundo. Só o Brasil e dois outros países na África têm estrutura diferente. Essa proposta é bastante próxima do que está sendo apresentado pelos colegas da Polícia Civil de Sergipe e por isso tem o apoio da federação”, explicou o presidente da Fenapef.

A carreira única com entrada pela base das corporações e a integração das polícias são realidade em diversos países do mundo com grande êxito, como nos Estados Unidos e no Chile. “Acreditamos que esse modelo vai melhorar a segurança pública no Brasil. A iniciativa sergipana pode ser o primeiro exemplo na transformação que precisa ocorrer na área”. Boudens lembra, ainda, que o modelo policial nacional é quase tão antigo quanto o Brasil Império. Desde então, muito pouca coisa foi modificada.

Além do presidente da Fenapef, participam do workshop o vice-presidente, Luiz Carlos Cavalcante, e os diretores Francisco Sérgio Bezerra Pinheiro (Seguridade Social), Francisco Lião Carneiro Neto (Comunicação) e Fábio René Teles de Jesus (diretor substituto), além de representantes de sindicatos associados que também apoiam a nova segurança pública. O workshop será realizado no Primme Aracaju Hotel entre 7h30 e 12h30 e é voltado aos Policiais Civis de Sergipe.

OUTRAS NOTÍCIAS

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal