Fenapef trabalha no Congresso para evitar danos à categoria na Reforma Administrativa

Relatório é aguardado e pode ser votado na Comissão Especial, ainda nesta quarta-feira (22)

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 22/09/21

A Reforma Administrativa (PEC 32/20) ainda não foi à votação na Comissão Especial, mas se desenrola com força nos corredores e gabinetes do Congresso Nacional. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) participou, nessa terça-feira (21), das articulações. Diretores da Federação e representantes dos sindicatos se reuniram com os deputados Aluísio Mendes (PSC-MA) e Sanderson (PSL-RS) para garantir que o texto não desmonte conquistas da categoria.

A articulação dos policiais federais e dos parlamentares que representam a categoria já conseguiu evitar que agentes, escrivães, peritos e papiloscopistas sejam relegados a uma espécie de ‘segundo time’, fora das carreiras típicas de Estado. Trechos que haviam sido incluídos em relatório não oficial e que destacavam apenas os delegados, criando até a figura do Delegado Geral (em vez de Diretor Geral) da Polícia Federal e o foro privilegiado para essa função foram retirados do texto elaborado pelo relator Arthur Maia (DEM-BA).

O relatório final ainda é um mistério, já que ele foi alterado por diversas vezes. Ainda assim, a expectativa é de que o texto seja apresentado, debatido e votado nesta quarta-feira (22) na Comissão. “No plenário, a briga vai ser ainda maior” avalia o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

Oito partidos da oposição – PT, PDT, PSB, Psol, PCdoB, Solidariedade, PV e Rede – anunciaram a decisão de votar contra a proposta. Dois partidos pedem um texto ainda mais reformador da PEC 32. A oposição considera pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que retire a PEC de tramitação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski