Hugo Motta usa de manobra regimental e derruba emenda da amplitude salarial da PF, sem colocá-la em votação

Policiais Federais fizeram grande trabalho de articulação no Congresso Nacional, mas presidente da Câmara derrubou proposta sem votá-la

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 05/03/26

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados.

Um clima de grande revolta entre os policiais federais de todo o Brasil marcou a votação da chamada PEC da Segurança Pública ontem (04) na Câmara dos Deputados.

Após a apresentação do texto, pelo relator dep. Mendonça Filho (União/PE), materializado através de um relatório tímido, sem nenhum avanço estrutural para os profissionais de segurança pública, e que não acolheu nenhuma das sugestões encaminhadas pela FENAPEF, os policiais federais articularam uma emenda (Emenda 20, Destaque 03) de autoria do dep. Sanderson (PL/RS), a qual corrigia importantes distorções na carreira policial federal ao estabelecer uma amplitude salarial, e que contava com integral apoio dos parlamentares governistas e de oposição.

Tal emenda precisaria, inicialmente, de 17 votos dos 33 deputados da Comissão Especial, para que fosse aprovada e o relator obrigado a incorporá-la ao texto.

Porém, numa manobra regimental poucas vezes vista, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), suspendeu a votação na comissão e apresentou a proposta para deliberação diretamente no plenário.

Ao tomar conhecimento da manobra, os policiais federais articularam a reapresentação da emenda para votação em separado pelo plenário. Entretanto, para nova surpresa, Motta anunciou que estava "inadmitindo" o Destaque 03 da Emenda 20 e não permitiu, sequer, que fosse votado, atropelando mais uma vez o pleito dos policiais federais.

O que se viu foi um espetáculo triste e a aprovação de um texto, conforme apresentado pelo relator, sem nenhuma discussão. Viu-se a PEC da Segurança Pública sem a Segurança Pública.

O texto agora segue ao Senado, onde a Fenapef atuará da mesma forma, com vistas a garantir um mínimo de dignidade àqueles que fazem a segurança pública, mas que foram esquecidos ou ignorados durante a tramitação da "PEC da Segurança".

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef articula aprovação de destaque na PEC 18/2025 que trata da amplitude salarial

Wellhub: novas adesões por apenas R$ 1

Fenapef inicia preparativos para AGO e AGE de 2026

Expediente da Fenapef no Carnaval