Secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo visita Fenapef

Lei Anticorrupção e sua importância para a segurança pública pontuaram as conversas do encontro

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 01/09/23

O secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, realizou, nesta quarta-feira (29), visita à sede da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Na ocasião, as conversas foram pontuadas pelos 10 anos da Lei Anticorrupção e a importância do tema para a segurança pública.

A Lei nº 12. 846/2013 celebrou, no início de agosto, 10 anos de sua vigência. A legislação trata do combate à corrupção a partir da imputação de responsabilidade objetiva à pessoa jurídica pela prática de atos ilícitos contra a administração pública. O normativo é um grande aliado às práticas de controle e transparência, isso porque ela atua como uma espécie de compliance ao promover a manutenção da integridade das organizações.

Durante a conversa, o secretário ressaltou o posicionamento do estado em relação à aplicação da Lei Anticorrupção. “O Espírito Santo é o primeiro estado do país em todas as avaliações de transparência pública e na aplicação da Lei Anticorrupção”, afirmou.

O ES é o primeiro colocado no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) de 2022, conforme o ranking de transparência e de governança do Brasil feito pela ONG Transparência Internacional – Brasil. Para elaborar o ranking, os pesquisadores avaliaram 84 indicadores nos sites institucionais e nas redes sociais dos órgãos. O Espírito Santo também se destaca na avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU), que deu nota máxima ao Estado na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°. A avaliação foi divulgada no início do ano de 2021. O estado que havia sido 1º lugar, de 2014 a 2017, tinha caído para a 8ª colocação em 2018, voltando a se sobressair no ano de 2020.

O presidente da Fenapef parabenizou o secretário pelo desempenho do estado e ressaltou como a Lei Anticorrupção, assim como todas as práticas de controle e de transparência, são importantes à atuação dos policiais federais. “Quando o trabalho de controle e transparência é bem-feito, o trabalho da polícia é reduzido, pois essas práticas garantem a geração de dados necessários às investigações e esses são precisos”, concluiu o presidente.

A visita foi realizada na sede da entidade, em Brasília (DF), e foi ciceroneada pelo presidente da Fenapef, Marcus Firme.

OUTRAS NOTÍCIAS

Um dos principais especialistas do país sobre Qualidade de Vida no Trabalho participará do Conapef

Polícia Federal ganha reforço de 199 novos servidores

Congressistas do XVIII Conapef iniciam as discussões dos temas que comporão o caderno temático

Fenapef participa da abertura da Mesa Específica dos cargos da carreira e administrativa da PF