Saúde Mental
Presidente da Fenapef ressalta importância da saúde mental dos policiais federais e cobra iniciativas
Fonte: Comunicação Fenapef
Data: 13/10/23
Em discurso no XVIII Conapef, Marcus Firme cobra ações mais concretas e efetivas da Polícia Federal sobre esse assunto
A saúde mental dos policiais federais foi um dos temas abordados no XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef). Esse assunto tem sido de grande relevância para a categoria, visto que o agravamento do quadro psicológico da corporação já ocasionou a ocorrência de cinco suicídios, somente neste ano.
O dado foi trazido pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme. “É inaceitável o grande número de suicídios que temos entre colegas. E o que é ainda mais estarrecedor é a quantidade cada vez maior de suicídios de colegas no ambiente de trabalho. Somente este ano, quatro colegas tiraram suas vidas e há um aumento significativo de distúrbios psicológicos no nosso meio”. Um outro agente da Polícia Federal cometeu suicídio essa semana, depois do encerramento do XVIII Conapef.
Ao pontuar a questão, Marcus Firme destacou que o tema não pode mais ser visto como tabu. “Sabemos que ainda são grandes os tabus e preconceitos que envolvem o tema e, por isso, temos trabalhado permanentemente em uma campanha de conscientização e informação para que a pessoa em adoecimento mental se sinta confortável para buscar ajuda e para que os colegas estejam atentos aos sinais emitidos por quem está passando por dificuldades. Precisamos ser, todos, espaço de escuta, acolhimento e encaminhamento”.
O presidente também cobrou ações mais efetivas da Polícia Federal. “A Fenapef parabeniza a gestão da Polícia Federal por inciativas como o projeto Rosa dos Ventos, que busca promover o bem-estar e a saúde mental laboral e por ações como “PF por Elas”, que criou um canal para denúncias de assédio moral e sexual. Mas ainda que reconheçamos o empenho institucional, as iniciativas são tímidas e, na nossa opinião, não atacam a causa e não atendem às necessidades que são urgentes”.
A íntegra desse discurso pode ser vista no box abaixo. Os melhores momentos do XVIII Conapef podem ser assistidos pelo canal da Fenapef no YouTube.