Saúde Mental

Presidente da Fenapef ressalta importância da saúde mental dos policiais federais e cobra iniciativas

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 13/10/23

Em discurso no XVIII Conapef, Marcus Firme cobra ações mais concretas e efetivas da Polícia Federal sobre esse assunto

A saúde mental dos policiais federais foi um dos temas abordados no XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef). Esse assunto tem sido de grande relevância para a categoria, visto que o agravamento do quadro psicológico da corporação já ocasionou a ocorrência de cinco suicídios, somente neste ano.

O dado foi trazido pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme. “É inaceitável o grande número de suicídios que temos entre colegas. E o que é ainda mais estarrecedor é a quantidade cada vez maior de suicídios de colegas no ambiente de trabalho. Somente este ano, quatro colegas tiraram suas vidas e há um aumento significativo de distúrbios psicológicos no nosso meio”. Um outro agente da Polícia Federal cometeu suicídio essa semana, depois do encerramento do XVIII Conapef.

Ao pontuar a questão, Marcus Firme destacou que o tema não pode mais ser visto como tabu. “Sabemos que ainda são grandes os tabus e preconceitos que envolvem o tema e, por isso, temos trabalhado permanentemente em uma campanha de conscientização e informação para que a pessoa em adoecimento mental se sinta confortável para buscar ajuda e para que os colegas estejam atentos aos sinais emitidos por quem está passando por dificuldades. Precisamos ser, todos, espaço de escuta, acolhimento e encaminhamento”.

O presidente também cobrou ações mais efetivas da Polícia Federal. “A Fenapef parabeniza a gestão da Polícia Federal por inciativas como o projeto Rosa dos Ventos, que busca promover o bem-estar e a saúde mental laboral e por ações como “PF por Elas”, que criou um canal para denúncias de assédio moral e sexual. Mas ainda que reconheçamos o empenho institucional, as iniciativas são tímidas e, na nossa opinião, não atacam a causa e não atendem às necessidades que são urgentes”.

A íntegra desse discurso pode ser vista no box abaixo. Os melhores momentos do XVIII Conapef podem ser assistidos pelo canal da Fenapef no YouTube.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef busca solução para uso de tempo estritamente militar como policial

Fenapef vai participar da atualização do Manual de Planejamento Operacional da Polícia Federal

A Fenapef e o grande desafio da regulamentação das atribuições complexas dos cargos EPAs

Conselho Fiscal se reúne para concluir avalições referentes ao ano de 2023