Policiais Federais se manifestam por valorização
Entidades sindicais em todo o País mobilizaram os profissionais para o ato
Fonte: SINPF/ES
Data: 29/04/22

A quinta-feira (28) foi de luta pela valorização profissional dos Policiais Federais, com manifestações em todo o País e um tuitaço na internet durante todo o dia.
No Espírito Santo os policiais protestaram durante a manhã em frente ao prédio da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha.
O tópico principal do ato é o não atendimento do Governo Federal em relação à minuta de Medida Provisória (MP) da reestruturação das forças policiais da União e à possibilidade de a reivindicação não ser atendida. A promessa foi uma das principais promessas do presidente Jair Bolsonaro às forças de segurança.
“Diante da patente inércia e recuo do Governo Federal se tornou imprescindível a realização dessa manifestação. A categoria seguirá em estado de mobilização permanente, avaliando novos posicionamentos da Federação Nacional da Polícia Federal (Fenapef) e aguardando definições sobre novos atos”, destacou o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (SINPF-ES), Hélio de Carvalho Freitas.
O que a categoria almeja é a valorização salarial. O possível reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo federal passa longe do que esperam e precisam os policiais.
A reestruturação, segundo o presidente do sindicato, Marcus Firme, também poderá amenizar os efeitos negativos da reforma da Previdência na categoria. Ele pontua que houve achatamento salarial, uma vez que a alíquota aumentou de 11% para 14% e, em alguns casos, como dos delegados, para 16%.
Os atos também têm o apoio do Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (SINPF-ES), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).
---
Foto: Leonardo Sá/ Século Diário