Novembro Azul: a hora da prevenção

Mês é dedicado à saúde do homem

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 17/11/21

O mês de novembro já está na metade. Momento de perguntar: você já fez seus exames? A campanha do Novembro Azul visa não apenas alertar sobre o câncer de próstata, mas também sobre a necessidade do cuidado preventivo com a saúde do homem. Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% dos óbitos por doenças cardiovasculares e 88% dos óbitos por doenças do aparelho digestivo ocorrem em homens.

Mais de um terço dos homens não vão ao médico sequer uma vez ao ano. O fator cultural está entre as principais causas para isso. Em geral, homens procuram o médico apenas quando estão doentes. A prevenção não faz parte de suas rotinas. É uma questão quase cultural. Mas esse hábito precisa mudar. Quanto antes se descobre um problema de saúde, mais fácil e mais rápido costuma ser o tratamento.

A Seguros Unimed lembra que o objetivo da campanha Novembro do Azul é conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados preventivos no combate a problemas de saúde que atingem os homens. O câncer de próstata é um desses problemas. Mas não é o único. Muitas doenças podem ser evitadas ou controladas, se detectadas a tempo.

Os exames de rotina ajudam no controle de fatores de risco como a hipertensão, diabetes e colesterol alto, que podem levar a doenças cardiovasculares com consequências graves. O monitoramento desses fatores reduz consideravelmente a chance de desenvolvimento das doenças preveníveis.

Sobre o câncer de próstata, vale destacar que a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Mas homens com histórico familiar de doenças na próstata devem iniciar os exames antes, entre 40 e 45 anos. Se você tem pai ou irmão que desenvolveu a doença antes dos 60 anos, é fundamental avisar à equipe de saúde que o acompanha. Dificuldade de urinar, necessidade de ir ao banheiro muitas vezes durante o dia e a noite, diminuição no jato de urina e presença de sangue na urina podem ser sinais da doença. Se tiver algum desses sintomas, procure seu médico!

Se cuide. Aproveite o mês de novembro para se lembrar da sua saúde. Você é importante!

OUTRAS NOTÍCIAS

COMUNICADO Nº 016/2021-JUR/FENAPEF

Revelados os vencedores do 5º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

É hoje! Fenapef e Sindipol/DF anunciam vencedores do 5º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Diretores da Fenapef buscam, no Congresso, recomposição das perdas salariais