Diretoras da Fenapef marcam presença no maior evento para mulheres policiais do país

Representatividade e protagonismo guiaram os debates da edição histórica

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 05/12/25

O IX Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia marcou a história do evento e consolidou-se como a maior edição já realizada. Reunindo 420 mulheres policiais de todo o país, o encontro contou com uma programação robusta, composta por palestras inspiradoras, painéis temáticos e especialistas de renome nacional ministrados por 52 mulheres palestrantes, que deram voz à diversidade de experiências presentes nas forças de segurança.

Nesta edição, o foco das discussões foi o protagonismo feminino na segurança pública. Os debates promoveram reflexões profundas e estimularam trocas de experiências transformadoras, trazendo à tona vivências reais, desafios legítimos e conquistas memoráveis.

Para a diretora da Mulher da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Karin Cristina Peiter, a importância do congresso vai muito além da representatividade e evidencia o papel estratégico da atuação feminina para o fortalecimento das corporações.

“O Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia é mais do que um encontro de representatividade. Ele deixa claro que a presença feminina é estratégica para o futuro das corporações. Aqui, evidenciamos como a atuação das mulheres fortalece decisões, qualifica a gestão, melhora o atendimento à sociedade e amplia a eficiência operacional. Cada painel, cada pesquisa apresentada e cada relato de experiência confirma: quando as mulheres ocupam seus espaços com autonomia e reconhecimento, toda a instituição ganha em inteligência, equilíbrio e capacidade de resposta. Este congresso não apenas celebra conquistas, ele mostra, com dados e vivências, por que a segurança pública avança quando as mulheres avançam”, destacou.

O evento também contou com as presenças da diretora da Fenapef e presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro (SSDPFRJ), Janaína Magalhães, e da presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (Sindpolf/SP), Susanna do Val Moore. Ambas foram painelistas na mesa que discutiu a participação feminina nos espaços de decisão sindical e institucional.

“As mulheres vêm ocupando espaços essenciais na Polícia Federal e no movimento sindical. Nossa atuação é estratégica, necessária e transformadora. Estar aqui é reafirmar a importância de defendermos nossos direitos, ampliarmos oportunidades e seguirmos avançando juntas”, afirmou Janaína Magalhães.

Outro ponto de destaque foi a apresentação das policiais federais Luciana Brungari, lotada na Superintendência do Paraná, e Marcia Aiko Tsunoda, lotada na Superintendência de Santa Catarina. Elas conduziram uma palestra marcante sobre o projeto institucional da Polícia Federal, “Guardiões da Infância”, que foi uma das mais aplaudidas do evento.

O IX Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro, em Florianópolis (SC).

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho Fiscal inicia etapa final da análise das contas de 2025 e prepara relatório para a AGO

Incerteza sobre apresentação do relatório da PEC 18 alerta as entidades da segurança pública

Fenapef obtém liminar e suspende ressarcimento ao erário de servidores da PF usuários da GEAP

União tem 90 dias para resolver previdência de policiais federais de 2013 a 2019, decide Justiça