Fenapef orienta sindicalizados sobre Regime de Previdência Complementar

Data: 20/07/18

Presidente da Fenapef, Luís Boudens, e DGP Delano Cerqueira fazem esclarecimentos sobre ao RPC e a Funpresp

Faltam apenas nove dias para o término do prazo legal de migração para o Regime de Previdência Complementar, o RPC. A escolha deve ser feita até o dia 28 de julho por todos os servidores públicos federais, incluindo os policiais federais que ingressaram no serviço público antes de 2013. Para ajudar os sindicalizados a fazer uma escolha segura, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) realizou, na quarta-feira (18), transmissão ao vivo para todo o Brasil, com a participação do diretor de Gestão de Pessoas da PF, Dellano Cerqueira.

Durante a transmissão, o presidente da Fenapef, Luís Boudens, elencou as razões que o levaram a não migrar para o RPC. “Apesar de o RPC oferecer vantagens como o pagamento de um benefício especial, calculado com base nas contribuições pagas antes da promulgação da lei 12.618, de 2012, é preciso cautela”, declarou Boudens.

Segundo o agente de polícia federal, a avaliação deve ser criteriosa especialmente para quem ingressou no serviço público antes de 2013. “Será preciso analisar o próprio perfil, em termos de educação financeira e investimento, e fazer cálculos baseados nos anos e nos valores de contribuição para tomar a melhor decisão”, declarou.

Em relação à adesão à Funpresp, tanto a Fenapef quanto a administração da Polícia Federal fizeram alguns alertas aos policiais federais.

Na Funpresp as contribuições são definidas, mas o servidor não tem garantias sobre o valor do seu benefício no futuro. Esse valor dependerá de vários fatores, como quantos anos de contribuição para o fundo o servidor acumulou, como esse dinheiro foi gerido pelo fundo, qual a tábua que será usada na época da aposentadoria (expectativa de vida esperada para policiais) etc.

“Também não podemos descartar a possibilidade de o fundo quebrar no futuro,  como ocorreu com a  Postalis e a Petros. O momento político também gera insegurança quanto às reformas,  que podem trazer impactos ainda mais negativos para a aposentadoria do policial federal”, declarou Boudens.

Negociações com o executivo

Após a videoconferência, a Federação informou que vai buscar diálogo junto a representantes do Executivo e no Congresso Nacional. O objetivo é tentar unificar a situação previdenciária dos policiais federais. "A forma como o governo separou os grupos, por data de ingresso e tempo de contribuição, tem gerado insegurança", analisou Boudens.

“A postura do governo impede, inclusive, que a Federação faça orientações mais objetivas aos seus sindicalizados. Isso porque a orientação mais adequada depende de uma avaliação personalizada. Ao todo, são mais de 11 mil servidores na ativa”, afirmou.

Ação na Justiça

Em 2015, a Fenapef chegou a entrar com ação na Justiça para que o RPC não incluísse os policiais federais. O processo ainda aguarda julgamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (DF).

Planilhas e questionamentos

Devido a quantidade de dúvidas apresentadas pelos sindicalizados, a Fenapef solicitou apoio da DGP para disponibilização de uma calculadora para os policiais federais, que pode ser acessada clicando aqui. Já os questionamentos que não foram respondidos durante a transmissão, serão examinados pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF e enviadas aos sindicalizados na próxima semana.

   

Comunicação Fenapef

Jurídico da Fenapef orienta para retorno da malha fina  Fenapef orienta sindicalizados sobre Regime de Previdência Complementar 

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia