Fenapef na luta pelo reajuste da indenização de fronteira

Entidades que atuam em regiões fronteiriças se reuniram para discutir reajuste acima da inflação

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 17/08/22

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) se reuniu com entidades que também atuam em fronteiras para tratar do reajuste do Adicional de Fronteira e de Difícil Fixação. O benefício, que foi instituído como auxílio compensatório, vem se tornando insignificante por conta do índice inflacionário não corrigido.

A articulação em conjunto com as entidades ocorreu no dia 16 de agosto, em reunião on-line. Esse foi o primeiro encontro deste grupo de servidores ligados às carreiras típicas de Estado, que trabalham em áreas de fronteira e de difícil fixação, ou seja, atuam em locais não atrativos para o servidor se fixar, visto que são áreas longínquas, carentes de serviço público, insalubres e locais com custo de vida elevado.

De acordo com o representante da Fenapef na reunião, Marcos Avelino, após ação da Federação o Governo Federal aprovou o pagamento da indenização de fronteira, mas agora é preciso reajustá-la. “Essa é uma forma compensatória de ajudar o agente a se manter no local, que muitas vezes é oneroso. Com o reajuste, é possível que o policial se sinta estimulado a permanecer um pouco mais na área de fronteira ou de difícil fixação, uma vez que seria compensado por isso”, disse.

“Valorizar o servidor é, também, uma forma de atender aos interesses do Estado, pois não haveria tanta rotatividade e o trabalho teria uma continuidade”, completou o diretor da Fenapef. A maioria dos servidores que atua nessas áreas é de jovens e, geralmente, de outros estados.

Outros temas de interesse dos profissionais de fronteira foram abordados e serão, em uma próxima reunião, transformados em propostas e levados ao governo. “A Fenapef luta para garantir melhor remuneração desse importante instrumento de respeito e dignidade dos policiais federais, bem como a valorização de toda a categoria", concluiu Marcos Avelino. A questão salarial dos policiais federais também segue sendo discutida pela Fenapef.

OUTRAS NOTÍCIAS

Mestre em saúde coletiva fala da importância de buscar ajuda aos problemas de saúde mental

Série de palestras discute suicídio entre policiais federais

Aprofunde seus conhecimentos em Ciências Policiais e Segurança Multidimensional

Ação exige que União cumpra regras previstas na Reforma da Previdência