Diretores da Fenapef pedem implementação do parecer vinculante da AGU para os policiais até a data da promulgação da Reforma da Previdência

Flávio Werneck e Marcus Firme se reuniram no gabinete da deputada Alê Silva

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 06/05/21

A implementação imediata do parecer vinculante da Advocacia Geral da União (AGU), que trata do tema paridade e integralidade, foi o principal tema da reunião entre os diretores da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck (jurídico), e Marcus Firme (parlamentar), nesta quarta-feira (05/05), com a assessoria da deputada Alê Silva (PSL-MG).

Os representantes dos policiais federais também pediram o encerramento das ações e recursos da AGU para barrar a imediata aplicação do parecer, que firma o direito à paridade e integralidade para policiais federais que ingressaram na corporação até o dia 12 de novembro de 2019 (data da promulgação da Emenda Constitucional n° 103, que estabeleceu a nova Previdência).

Werneck explicou que a Polícia Federal necessita de um normativo do Ministério da Economia para regulamentar os descontos do RPPS dos policiais federais, que ingressaram na corporação a partir de 2013 e estão ainda no RGPS e/ou para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Antes da reforma (EC 103/19), a legislação determinava que servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, empossados após o dia 04 de fevereiro de 2013, teriam aposentadoria limitada ao teto do INSS (R$ 5.531,31, em 2017), com base na Lei nº 12.618/2012. Os policiais federais que quisessem complementar essa renda tinham como alternativa o Plano de Benefícios ExecPrev, administrado pela Funpresp.

A parlamentar e sua equipe se comprometeram a organizar e solicitar celeridade ao Ministério da Economia.

OUTRAS NOTÍCIAS

Lançamento do livro “Mulheres na Segurança Pública” destaca participação feminina no setor

Entidades representativas dos servidores públicos iniciam diálogo com ministro Boulos

Fenapef discute melhorias na PEC 18/2025 com representante do MJSP

Liderança do governo pactua apoio aos direitos previdenciários dos policiais civis da União