Cidadania eleitoral é tema de curso que visa aumentar a conscientização nas próximas eleições

Teve início, nesta segunda, a série de palestras gratuitas promovidas pela Fenapef para discutir o período pré-eleitoral

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 15/06/22

Ocorreu, na noite desta segunda-feira (13), a primeira aula do Curso de Legislação Eleitoral, promovido pela Federação Nacional de Policiais Federais – Fenapef. Transmitido on-line e ao vivo, o Módulo I teve como tema “Os Limites da Pré-Campanha e Financiamento Coletivo”.

Para ministrar o curso, a Fenapef convidou o professor Fernando Alencastro, secretário judiciário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE e especialista em Direito Constitucional Eleitoral. “Temos a ideia que a campanha eleitoral é uma linha do tempo com diversas estações. A eleição é feita de fases e cada fase do período pré-eleitoral tem características próprias e únicas, com prazos e atividades, sejam elas materiais ou processuais. Depois que passamos de uma etapa, não podemos retornar”, comentou o professor Alencastro.

Durante o curso, também foi explicado sobre os limites e as possibilidades do que é permitido ao pré-candidato realizar nesse período e suas consequências legais. Alencastro comentou também sobre o conceito de arrecadação coletiva para o financiamento de campanha e a diferença entre liberdade de expressão e fake news.

O Curso de Legislação faz parte de um projeto da Fenapef que visa promover discussões acerca do sistema eleitoral, para que as eleições sejam realizadas de forma consciente, de modo a evitar a corrupção. As aulas ocorrem sempre às segundas-feiras, às 19 horas, na plataforma desenvolvida pela Fenapef. Os interessados em participar podem se inscrever no endereço fenapef.canaldoconhecimento.net.

OUTRAS NOTÍCIAS

Presidente da Fenapef toma posse no Conselho Nacional de Entidades da Segurança Pública

Reajuste de benefícios e Convenção 151 da OIT marcam discussões da reunião da MNNP

Estão abertas as inscrições para o IX Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia

COP 30 PF avança nas ações para o evento enquanto Fenapef segue no monitoramento dos preparativos