Atenção, aposentados e pensionistas!! Prova de vida agora pode ser feita por meio digital

Quem tem biometria cadastrada no TSE ou no Denatran não vai sequer precisar sair de casa

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 31/05/21

Atenção aposentados e pensionistas! A prova de vida, que estava suspensa desde março do ano passado, por conta da pandemia, volta a ser exigida a partir de amanhã (1º de junho). Para quem tem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nem será preciso sair de casa. A Prova de Vida Digital estará disponível para todos os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social. Para realizar a Prova de Vida Digital, porém, o beneficiário precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Quem tem a biometria cadastrada deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação. A partir daí, basta baixar o aplicativo meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br). Outro aplicativo, o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) deve ser acessado para acompanhar o resultado da prova de vida depois de concluído o procedimento.

Quem não tem a biometria cadastrada deve ir à agência bancária em que recebe o provento ou benefício com CPF e documento com foto.

A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético comprovarem que estão vivos. Tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o governo, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Quem não fizer a prova de vida do INSS terá o pagamento do benefício previdenciário suspenso. Pagamentos voltarão a ser bloqueados a partir de junho para os beneficiários que não fizerem a prova de vida.

OUTRAS NOTÍCIAS

Relator da PEC da Segurança considera insuficiente proposta apresentada pelo governo federal

Portaria institui Mesa Setorial de Negociação Permanente do MGI

Promoção Me Leva, Wellhub! Participe e concorra a bicicletas elétricas

Presidente da Fenapef monitora preparativos para estada de policiais federais durante a COP30