33 anos de Fenapef: representatividade e evolução marcam a trajetória de conquistas da entidade

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 25/08/23

Caros colegas,

A Fenapef completa hoje, dia 25 de agosto, 33 anos de sua fundação. Essa existência sempre se pautou na representação e defesa dos servidores da Polícia Federal. Mas, ao longo desse período, podemos destacar, sem sombra de dúvidas, outra característica marcante da entidade: sua capacidade de evoluir.

Isso porque, a Fenapef sempre esteve atenta às mudanças da sociedade e às demandas que essas transições originam. Tanto assim, que logo após sua fundação, a entidade tem agido para aproximar ainda mais a atuação dos policiais federais da população e difundir o conceito de polícia cidadã.

Mas o ganho mais efetivo dessa característica da Fenapef é revertido, sobretudo, aos seus representados. Nesses anos a entidade entendeu que além de defender direitos, é preciso acolher a categoria. Defender iniciativas que promovam motivação, reconhecimento, pertencimento e respeito passou a ser tão importante quanto os demais direitos. A Fenapef valorizou a mulher e expôs a importância da manutenção da saúde física e mental dos policiais federais e garantiu os meios para a promoção do bem-estar dos seus sindicalizados, sempre com o objetivo de preservar a vida e satisfação da categoria e, consequentemente, o excelente serviço prestado à sociedade.

Mas a evolução é ação. É movimento. Portanto, as conquistas não param por aí. Agora, a entidade se volta com intensidade a uma luta de muitos anos, o estabelecimento da justiça organizacional na corporação, ou seja, da equiparação de oportunidades para todos os cargos da Polícia Federal. Além disso, a Fenapef pleiteia também a definição de atribuições claras para os cargos e a reestruturação da carreira. Para isso, temos defendido a elaboração de uma lei orgânica que traga segurança jurídica aos cargos da carreira policial federal e que valorize democraticamente a todos que integram a carreira.

A importância do tema é tamanha que ele será o eixo principal das discussões do XVIII Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef). O evento ocorrerá nos dias 4 a 6 de outubro deste ano, em Brasília (DF). Destacamos que o Conapef é a instância máxima do nosso sistema sindical, evento onde serão discutidos os caminhos e diretrizes a serem adotadas nos próximos anos. Portanto, convidamos a todos os sindicalizados a participar.

Ao olhar para trás, devo dizer que a trajetória desses 33 anos foi muito bem-sucedida, mesmo sabendo que sempre é possível e desejável evoluir. Os desafios foram muitos, mas, graças ao empenho de todos que estiveram à frente da Fenapef e do Conselho de Representantes ao longo dessa trajetória, conseguimos chegar até aqui sendo referência do sindicalismo no serviço público.

Asseguro a todos que a Fenapef seguirá sendo a grande defensora e representante dos servidores da Polícia Federal e continuaremos a trilhar o caminho de sucesso para toda a categoria.

Parabéns, Fenapef!

Marcus Firme dos Reis

Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais - Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef lança enquete para o 1º Encontro Nacional da Mulher Policial Federal (ENMPF)

Fenapef reúne presidentes de sindicatos para debater minuta da Lei Orgânica da Polícia Federal

APF Bruno Luz se despede da diretoria do SSDPFRJ

Fenapef publica Nota de Esclarecimento sobre grupo de WhatsApp “PF União & Reestruturação”