Revelados os vencedores do 5º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

O Prêmio Geral foi entregue para Saulo Araújo, do Metrópoles

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 25/11/21

Foram anunciados, nesta quinta-feira (25), os vencedores da 5ª edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Os primeiros lugares ficaram com Metrópoles, Record TV, O Globo e Extra e UOL.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelos canais do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e da Federação Nacional dos Policiais Federais, no Youtube.

O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo é uma das maiores premiações brasileiras para trabalhos jornalísticos com enfoque na Segurança Pública, e prestigia os principais veículos da imprensa brasileira. A iniciativa do Sindipol/DF e da Fenapef celebra talentos do jornalismo que, de forma criativa e aprofundada, contaram histórias de destaque na cobertura de segurança pública em diferentes categorias: Televisão, Webjornalismo, Fotografia, Impresso e Rádio.

O reconhecimento dos jornalistas ocorreu em cerimônia on-line, e o palco do Prêmio foi comandado pelo jornalista e membro da banca avaliadora, Giuliano Cartaxo, da TV Brasil/EBC.

Neste ano em que o Prêmio comemora cinco anos desde a sua criação, uma homenagem especial foi realizada pelos presidentes do Sindipol/DF, Egídio Araújo, e da Fenapef, Luís Antônio Boudens, para os jornalistas que compõem a banca técnica. Egídio ressaltou que estes profissionais da banca enriquecem ainda mais o Prêmio com seu talento e competência. E emprestam sua credibilidade ao projeto.

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, “o Prêmio apresenta novos ângulos e um novo olhar para um sistema público essencial para a sociedade brasileira e valoriza o relevante trabalho dos profissionais de imprensa”.

Os ganhadores de 2021 concorreram com mais de cem trabalhos inscritos por jornalistas de todo o país. Foram finalistas os trabalhos: Documentário Primeiro Cartel da Capital - 2ª temporada, de Flávio Costa – UOL; Estado Alterado - Os Efeitos das Políticas para Drogas pelo Mundo, de Paula Kober Nogueira Leite - Folha de São Paulo; O sagrado sequestrado: violência e perseguição religiosa originaram os maiores acervos com peças de religiões afro no Brasil, de Saulo Pereira Guimarães – UOL; Pandemia impulsiona violência, de Raphael Guerra Chaves - Jornal do Commercio; A Política Silenciada e O Estado arma o crime, de Rafael Soares - O Globo e Extra; Policial morto em operação no Rio deixa mãe de cama, vítima de um AVC, de Aline Cristine Torres Massuca – Metrópoles; Após 20 dias de fuga, Lázaro Barbosa é morto pela polícia em Goiás, de Hugo de Souza Barreto – Metrópoles; DJ Ivis é preso na Delegacia de Polícia Civil do Eusébio, de Bárbara de Moura Braga - O Povo; Catálogo de suspeitos – 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros, de James Alberti - TV Globo; CRACK - A tragédia no interior do Brasil, de Giselle Pedroso Barbieri - Record TV; Golpes, um novo problema de segurança pública, de Pedro Rockenbach - TV Globo; Revisão criminal - O crime da 113 Sul, de Saulo Araújo da Silva de Alcantara – Metrópoles; João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, foi espancado até a morte; população toma as ruas contra racismo, de Gabriela de Oliveira Varella CBN; e Prisão sem guardas, de Eduardo Matos - Rádio Gaúcha.

Esta edição contou com o apoio dos parceiros MarktClub, Escritório Antonio Rodrigo Advocacia Associada, Benevix, Extramed e Grupo Elo Saúde.

Conheça os vencedores da 5ª edição:

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida