Policiais federais fazem a segurança em aeroportos internacionais e nacionais do país

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 31/05/24

Policiais federais estão presentes em todos os aeroportos do país para manter a segurança pública. O diretor parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Piauí (SSDPFPI), Marcos Avelino, é responsável pelo Aeroporto de Teresina (THE), na capital do estado, há mais de 12 anos.

De acordo com Avelino, o papel dos policiais federais é crucial para a segurança aeroportuária do país. “Os agentes de Polícia Federal operam no exercício da Polícia Federal de soberania e controle, que está entre as atribuições da Polícia Federal. Eles exercem esse papel fiscalizador e preventivo na segurança dos sítios aeroportuários. Tudo aquilo que é considerado sensível é de atuação dos policiais federais. Então, qualquer abalo, ameaça ou situação de risco que envolva aviação civil, atrai a atuação dos policiais federais”, afirma.

Avelino destaca que a missão primordial de garantir a segurança da avião civil se dá por meio de ações que preservam a integridade das áreas aeroportuárias, protegendo passageiros, tripulações e aeronaves contra todas as ameaças. Os profissionais trabalham na supervisão das inspeções de segurança de passageiros, bagagens e cargas, verificam a idoneidade de quem trabalha em áreas restritas, fiscalizam o cumprimento das normas de segurança e coordenam ações conjuntas com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outros órgãos públicos com atuação fiscalizadora em cada área de atuação. Além disso, combatem crimes como tráfico de drogas, contrabando, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos, assegurando que os aeroportos brasileiros sejam um ambiente seguro para todos.

Marcos Avelino acrescentou que dentro da Fenapef, um dos trabalhos mais efetivos da entidade é trazer a proteção jurídica a todos os profissionais, propondo ao governo, ao Ministério da Justiça e à gestão da Polícia Federal, melhorias eficazes. “Reforçamos a melhor distribuição de efetivo, para uma atuação segura nos areoportos. Em contextos sensíveis e estratégicos, é necessário aporte e estrutura adequada”, defende.

Para o diretor parlamentar, esse é o papel da Federação, cobrar e fomentar discussões não só no âmbito do governo federal, mas também no âmbito legislativo, mostrando a realidade que é demonstrando a importância do policial federal para a segurança pública brasileira. “A gente entende que com o fortalecimento do policial, com o fortalecimento da PF, conseguiremos diminuir significativamente os índices de criminalidade no país”, conclui

Responsável por garantir a segurança dos passageiros e tripulação em situações de emergência ou ameaças à segurança a bordo, policiais federais trabalham em 31 aeroportos internacionais e 36 domésticos, que atendem mais de 75 milhões de passageiros ao ano, de acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O Brasil tem 2.463 aeroportos e aeródromos registrados pela ANAC – 1.806 privados e 657 públicos, sendo 44 aeroportos internacionais.

Os aeroportos compõem um dos ambientes mais importantes para a defesa do território nacional. Fiscalizar o ambiente, emitir documentos, controlar quem entra e quem sai do país, e combater crimes como tráfico de pessoas, armas e drogas são formas de garantir a soberania nacional.

Além de policiar o ambiente aeroportuário, os núcleos especializados da Polícia Federal emitem passaportes, identidades de estrangeiro, vistos de residência e pedidos de asilo ou refúgio, documentos essenciais para o pleno exercício dos direitos garantidos na Constituição brasileira.

Os profissionais trabalham em delegacias como a DEAIN (Delegacia Especial no Aeroporto Internacional) e a DELEMIG (Delegacia de Imigração), no Núcleo de Polícia Aeroportuária (NPAER), responsável por todo o Controle Migratório e Polícia Aeroportuária.

Já o Comando de Aviação Operacional (CAOP) é a unidade aérea da PF, responsável por promover o apoio aéreo às atividades da Polícia Federal, Ministério da Justiça, e demais órgãos de segurança pública do Governo Federal e Estados da Federação.

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi o primeiro aeroporto civil do Brasil, inaugurado em 1936. No início, a aviação comercial empregava hidroaviões que atracavam no mesmo local. Aterrado a partir de 1934, a estação de passageiros foi inaugurada em 1938.

OUTRAS NOTÍCIAS

PEC da Segurança: admissibilidade é aprovada pela CCJ da Câmara dos Deputados

Fenapef atenua reajustes dos planos do Federal Saúde após negociação com operadoras

Rede EaD Senasp oferece cursos de interesse dos policiais federais com inscrições abertas

Votação do Novo Código Eleitoral é adiada para o próximo dia 16