Pesquisa de policial federal brasileiro está entre as mais relevantes do mundo
Marco Antônio de Souza ganhou destaque por sua pesquisa sobre substâncias controladas
Fonte: Comunicação Fenapef
Data: 30/06/20
A pesquisa do papiloscopista Marco Antônio de Souza sobre substâncias controladas ganhou destaque na Forensic Science International: Synergy. A publicação, da Editora Elsevier, é referência na área de ciências forenses. Marco Antônio, que integra os quadros da Polícia Federal, já havia sido reconhecido anteriormente no 19º Simpósio de Ciência Forense Internacional da Interpol, realizado em Lion, na França, em 2019, na área de impressões digitais.
Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, o novo reconhecimento internacional demostra a evolução e a competência da perícia papiloscópica nos trabalhos da Polícia Federal. Ele acredita que a ciência é importante aliada na solução de crimes e que o reconhecimento mostra como o perito brasileiro capacitado e preparado pode ser referência mundial.
O perito brasileiro desenvolveu uma metodologia para a detecção de metanfetamina em impressões digitais que pode ser utilizada antes ou depois da revelação, utilizando Espectroscopia Vibracional. Essa metodologia abre caminho para a identificação de outras substâncias químicas e biológicas em impressões digitais, que sejam de interesse em uma investigação.
O Simpósio de Ciência Forense Internacional da Interpol acontece a cada três anos e reúne especialistas dos países membros da Interpol de todo o mundo. É um intercâmbio de informações científicas e fórum de debate sobre os problemas atuais e possíveis soluções, de tendências e oportunidades relacionadas à ciência forense.
A publicação, da Editora Elsevier, é referência na área de ciências forenses e está disponível no site da Interpol por meio do link: https://www.interpol.int/content/download/14458/file/Interpol%20Review%20Papers%202019.pdf