Operação Xeque-Mate da Polícia Federal cumpre mandados em João Pessoa

Data: 24/07/18

Além dos mandados de busca e apreensão a PF realiza sequestro de mais de R$ 3 milhões.

Imagem/ Anne Gomes

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quinta-feira (19) a segunda fase da Operação Xeque-Mate. Entre os alvos estão a residência e escritório do comunicador e empresário Fabiano Gomes, nos bairros de Jardim Luna e Pedro Gondim, respectivamente, em João Pessoa.

De acordo com a PF, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e sequestro de aplicações e ativos financeiros no valor de até R$ 3.162.840,29 (três milhões, cento e sessenta e dois mil, oitocentos e quarenta reais e vinte e nove centavos), com o objetivo de ressarcir os cofres públicos.

Além de ordens judiciais de proibição de deixar o território nacional. Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

A primeira fase da Operação Xeque-Mate foi deflagrada no dia 3 de abril pela PF e pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) com objetivo de desarticular um esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo/PB, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal.

Na época foram cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PRP), o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal.

Detidos -  Durante a operação, além de Leto Viana, foram presos o presidente da Câmara Municipal, Lúcio José do Nascimento Araújo, a vereadora e primeira-dama, Jacqueline Monteiro França, e os vereadores Tércio de Figueiredo Dornelas Filho, Rosildo Pereira de Araújo Júnior (Júnior Datele), Antônio Bezerra do Vale Filho, como também Marcos Antônio Silva dos Santos, Inaldo Figueiredo da Silva, Leila Maria Viana do Amaral, Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho e Adeilson Bezerra Duarte.

Portal T5

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa