Fenapef se reúne com secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social para discutir os impactos da mudança previdenciária

Fenapef se reúne com secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social para discutir os impactos da mudança previdenciária

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 30/08/23

Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) se reuniram, nesta terça-feira (29), com o secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto. Na ocasião, foi discutida a situação dos policiais federais atingidos pela Reforma Previdenciária promovida pela Emenda Constitucional nº 103/2019, especificamente os que tomaram posse entre 2013 e 2019.

A Emenda Constitucional nº 103/2019 estabeleceu as novas regras para a previdência. O regramento garantiu aos policiais federais que ingressaram na carreira entre os anos 2013 e 2019 o direito à paridade e à integralidade, mediante o preenchimento de alguns requisitos. Entretanto, até o momento, o governo federal não adotou as medidas necessárias para isso.

Durante a reunião, o secretário informou que o processo já foi analisado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Ainda segundo o secretário, a proposta será submetida a um exame de impacto financeiro e de legalidade referente à necessidade ou não de recolhimento de eventuais diferenças financeiras retroativas.

Para o presidente da Fenapef, a recomposição dos direitos não significa privilégios, mas sim o reconhecimento da natureza da profissão e das contribuições dos policiais federais para a sociedade. “É necessário buscar um equilíbrio entre a sustentabilidade do sistema previdenciário e a justiça social, garantindo que os direitos dos policiais federais sejam preservados e respeitados”, pondera.

Participaram da reunião o secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Allex Albert Rodrigues, o presidente da Fenapef, Marcus Firme, o diretor Jurídico da Fenapef, Flávio Werneck, e o policial federal Francisco Assis de Araújo (SINDIPOL/DF).

OUTRAS NOTÍCIAS

Um dos principais especialistas do país sobre Qualidade de Vida no Trabalho participará do Conapef

Polícia Federal ganha reforço de 199 novos servidores

Congressistas do XVIII Conapef iniciam as discussões dos temas que comporão o caderno temático

Fenapef participa da abertura da Mesa Específica dos cargos da carreira e administrativa da PF