Fenapef participa da abertura da Mesa Específica dos cargos da carreira policial e administrativa da Polícia Federal instalada pelo MGI
Entidades representativas dos policiais federais e servidores administrativos apresentam proposta de reestruturação para a categoria
Fonte: Comunicação Fenapef
Data: 12/09/23
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, e o diretor Jurídico Flávio Werneck participaram, nesta segunda-feira (11), da abertura da Mesa Específica da Polícia Federal (PF), instalada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Durante a reunião, foi apresentada a proposta de reestruturação já aprovada e chancelada pela Direção-Geral da PF e Ministério da Justiça.
A proposta apresentada é fruto de consenso histórico entre as entidades de classe representativas dos policiais federais. Tal fato foi salientado pelo diretor-geral da Polícia Federal em exercício, Gustavo Paulo Leite de Souza, em sua fala na abertura das discussões.
Em seguida, os representantes das entidades ressaltaram que essa proposta já foi encaminhada pela Polícia Federal há alguns meses, tendo ela sido encampada pelo governo federal. Destacaram ainda que o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024 já deveria conter em suas previsões a reserva do orçamento para tal finalidade.
Outro fato destacado pelos representantes das entidades é a desvalorização da PF, não só ao longo do tempo, mas também perante outras carreiras do sistema de justiça criminal, do próprio Executivo Federal e de outras polícias civis nos estados, o que vem causando grande insatisfação e gerando uma tensão interna muito grande.
O secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, ouviu com atenção as colocações e confirmou que de fato há encaminhamento e vontade da presidência da República para esta solução.
Por fim, as entidades foram enfáticas e colocaram a necessidade de uma data para a próxima reunião. O secretário se comprometeu a dar uma data limite até o próximo dia 22.
A reunião contou com a presença do diretor-geral da PF em exercício, Gustavo Paulo Leite de Souza, diretor de Gestão de Pessoas (DGP/PF), Guilherme Monseff de Biagi, diretor de Polícia Administrativa (DPA/PF), Rodrigo Teixeira, da assessora técnica da DGP, Carla Costardi, e do secretário executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, que se fez presente durante o transcorrer da reunião. Pelas entidades de classe nacionais estavam presentes, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).