Fenapef leva demandas dos policiais federais à Direção Geral da PF

Agenda foi marcada pelo deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS)

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 22/01/21

A remuneração pelo sobreaviso, a sobrecarga de trabalho dos escrivães, a necessidade de concurso público para servidores administrativos e a retomada das discussões sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal junto ao Ministério da Justiça. Esses foram alguns dos principais temas da primeira reunião de 2021 entre representantes dos policiais federais e o diretor geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, nessa quinta-feira (20).

Marcado pelo deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS), o encontro reforça o clima de construção e parceria pretendido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). O presidente da entidade, Luís Antônio Boudens, disse que a Indenização de Fronteira foi outro tema em debate e que a questão já está tramitando junto ao Governo Federal.

Sobre o problema de excesso de trabalho dos escrivães, Rolando Alexandre de Souza explicou que acompanha diariamente a evolução do Sistema de Gestão da Atividade de Polícia Judiciária (ePol). A partir da implementação do ePol, todos os inquéritos policiais passarão a tramitar eletronicamente. O sistema, que foi desenvolvido pela Polícia Federal em parceria com o Departamento de Sistema e Computação da Universidade Federal de Campina Grande/PB, tem como objetivo dar ênfase ao caráter colaborativo e dinâmico da atividade de Polícia Judiciária ao permitir o rápido registro, acesso e manutenção das informações inseridas no sistema.
“O ePol é uma simplificação do processo de investigação. Com a implementação do sistema, mais policiais poderão se dedicar à atividade-fim do órgão. O objetivo também é ganhar tempo e economizar recursos que podem ser destinados a outras áreas, como a investigação. É um passo importante para a eficácia do trabalho, para garantir mais segurança aos procedimentos policiais e para chegarmos mais perto da segurança pública que o Brasil merece”, explicou Boudens.

Com o ePol, estima-se que será feita uma economia anual de 14 milhões de folhas de papel. Em média, a Polícia Federal instaura 70 mil inquéritos por ano, cada um deles com cerca de 200 laudas.

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida