Federação de policiais repudia ataque de Jefferson e fala em providências

Fonte: Correio Braziliense

Data: 24/10/22

Jefferson trocou tiros com a polícia ao resistir a um mandato de prisão - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) se manifestou publicamente após o ataque sofrido pelos agentes da Polícia Federal durante o cumprimento da ordem de prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). Por meio de nota, a entidade destacou a gravidade do atentado e que cobrará providências rigorosas ao político.

“A reação violenta contra policiais é um atentado contra o próprio Estado e uma ofensa incomensurável à ordem jurídica. A inconformidade em face de decisões judiciais deve ser demonstrada no terreno adequado, que são os próprios autos, nos termos da Constituição Federal de 1988, e nunca, através do exercício arbitrário”, disse a federação.

Na manhã deste domingo (23/10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou a prisão domiciliar do político, após “notórios e públicos descumprimentos” de decisões judiciais. Jefferson, então, trocou tiros com a polícia ao resistir o cumprimento da ordem. Dois agentes ficaram feridos com estilhaços e há suspeitas de que o ex-deputado teria atirado, inclusive, uma granada.

“A FENAPEF acompanha o caso de perto e prestará todo apoio, por intermédio do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro (SSDPFRJ), aos colegas policiais federais feridos durante o cumprimento da missão”, destacou a instituição.

A entidade, que congrega 27 sindicatos estaduais e representa mais de 14 mil policiais federais brasileiros, ressaltou que vai cobrar todas as providências legais a respeito do caso. “Outrossim, a Federação Nacional dos Policiais Federais cobrará das autoridades competentes a rigorosa apuração dos fatos até a efetiva responsabilização criminal do autor pelas múltiplas tentativas de homicídio praticadas contra os integrantes da equipe no exercício da função policial”, concluiu.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Saúde mental dos policiais e a necessidade de mudanças urgentes

Exército reduz fiscalização de CACs em meio a disputa com PF no governo Lula

Policiais federais pedem aumento de efetivo para controle de armas

Há mais CACs do que policiais no país, diz Fórum Brasileiro de Segurança