Em congresso no Rio, Fenapef destaca prevenção à criminalidade, atuação policial articulada e projeto Federais Solidários

Palestra do presidente da federação, Luís Antônio Boudens, foi acompanhada por cerca de dois mil participantes do Congresso Amor Exigente 2019

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 13/08/19

Para um auditório lotado no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, proferiu palestra sobre “A PF e a Prevenção à Criminalidade” durante o 14º Congresso Nacional e 6º Congresso Internacional Amor Exigente. No encontro – promovido pela Federação Amor Exigente e apoiado pela Fenapef – Boudens também destacou, nesta última sexta-feira (9), o projeto Federais Solidários. Além disso, reforçou a importância da atuação articulada entre as polícias para uma maior efetividade na repressão e investigação de crimes; incluindo, a prevenção às drogas.

“Foi uma experiência muito gratificante participar deste importante congresso, que reuniu quase duas mil pessoas envolvidas com os temas da prevenção às drogas e do tratamento de dependentes químicos”, ressalta o presidente da Fenapef. Durante a palestra, Boudens apontou as falhas no atual modelo policial brasileiro, em que cada esfera policial (polícias Militar, Civil e Federal) atua isoladamente nas diferentes fases de persecução criminal.

“No âmbito estadual, temos uma polícia que trabalha na prevenção e outra que atua na investigação, o que dificulta o acompanhamento integral e o combate da atividade criminosa com a efetividade que a sociedade espera”, explicou o presidente da federação. “Daí, a importância do Ciclo Completo de Polícia e da Porta Única de Entrada (nas polícias), para que as atividades de prevenção e investigação criminal sejam desenvolvidas pelo mesmo órgão policial, com atuação completa do início ao fim”, acrescentou.

Na avaliação do presidente da Comissão Científica do Congresso Amor Exigente 2019, Wilson Ferreira, a palestra de Luís Antônio Boudens “superou as expectativas”. “Com muita isenção e clareza, ele detalhou o papel institucional da PF e mostrou o quanto a instituição se empenha nas ações de prevenção às drogas”, analisa Ferreira.

FEDERAIS SOLIDÁRIOS – Durante a palestra, o presidente da Fenapef também homenageou José Antônio Aquino, que presidiu o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN) e liderou o projeto social Federais Solidários. Aquino faleceu no último mês de junho e a homenagem de Boudens emocionou o público presente ao Congresso Amor Exigente.

Criado em 2017 pelo Sinpef-RN, o Federais Solidários tem a missão de abordar assuntos voltados à evolução do conhecimento de crianças e jovens potiguares por meio de palestras gratuitas em escolas do estado. Os temas do projeto são “Os perigos da internet”, “A importância da leitura”, “As drogas e os seus danos” e “Cidadania contra a corrupção”.

Em 2017, cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas pelo Federais Solidários. Em 2018, este número saltou para 3,5 mil. Para este ano, a expectativa do Sinpef-RN é chegar a quatro mil beneficiários do projeto. A Fenapef estuda a expansão do projeto a todo o Brasil.

O CONGRESSO – O Congresso Amor Exigente foi realizado entre os dias 8 e 11 de agosto.  Este ano, o encontro discutiu “O Amor Exigente Resgatando os Valores da Família e Construindo Um Mundo Melhor”.

Desde 1984, o Amor Exigente (AE) trabalha como apoio e orientação a familiares de dependentes químicos e pessoas com comportamentos considerados inadequados. Por meio de um programa de auto e mútua ajuda, a AE atua com o lema “tornar as pessoas e o mundo cada vez melhores”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski