Último dia: policiais federais aprovam 22 das 24 propostas apresentadas

Data: 30/11/18

Nesta sexta-feira (30), dia dedicado ao debate e à votação das propostas apresentadas no Congresso Nacional dos Policiais Federais (XVII Conapef), os participantes aprovaram 22 das 24 teses apresentadas durante o evento. As propostas versam sobre temas como novas tecnologias, carreira policial, plano especial de cargos; controle institucional, aposentadoria policial, capacitação, articulação política e difusão de conhecimento.

Um fato curioso ocorreu durante a apuração: a votação da proposta de criação de um grupo de trabalho para formulação de relatório sobre aposentadoria policial teve 50% de aprovação e 50% de rejeição. O diretor de estratégia sindical, Júlio César Nunes dos Santos, desempatou na condição de vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul uma vez que o presidente da entidade, Ubiratan Sanderson, não estava presente no momento do pleito.

A votação eletrônica foi sigilosa e deve viabilizar o aprofundamento do debate acerca das propostas escolhidas. A expectativa é coloca-las em execução durante o triênio que se inicia em janeiro de 2019.

Respeito das instituições

O presidente da Fenapef, Luís Boudens, pediu a palavra para agradecer o engajamento dos policiais em mais um evento da Fenapef. “Estamos em um nível de amadurecimento muito grande, isso é resultado do nosso trabalho conjunto, da nossa lealdade para com os colegas”, afirmou.

Boudens informou aos presentes sobre uma reunião realizada nesta sexta-feira (30), em Curitiba (PR), com o procurador Deltan Dellagnol e representantes da Fenapef sobre medidas contra a corrupção. Segundo o policial,  o respeito das instituições para com a Federação é uma conquista importante. “É mais uma demonstração de que fizemos um grande trabalho de difusão do nosso pensamento, das nossas ideias. Estamos sendo vistos como projetávamos lá atrás. Construímos isso juntos, obrigada a todos”.

Mulheres policiais

Se depender da união das policiais federais, a atuação da Fenapef no próximo triênio também vai incluir a criação da Diretoria da Mulher. No final do evento, a escrivã de Polícia Federal Saranita Sabença dos Santos destacou a atuação das mulheres na PF e a importância de pensar e articular políticas para elas. “Somos poucas mas somos valentes e queremos apoio para ocupar nossos espaços”, finalizou.

Confira abaixo as propostas aprovadas no XVII Conapef:

EIXO TEMÁTICO: INOVAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS

  1. Concurso de tecnologias policiais (Startpol), do agente de Polícia Federal Júlio César Nunes dos Santos - Aprovada por 95,1% dos presentes;
  2. Aplicativo para gerar relatório de investigação policial (K9), do agente de Polícia Federal Júlio César Nunes dos Santos – Aprovado por 89% dos presentes;
  3. Investigação Mobile – Informatização da atividade policial de campo, dos policiais federais Anderson Pablo e Reilson Emanuel Rodrigues;  – Aprovado por 97,5%;
  4. Utilização de aeronaves remotamente pilotadas na atividade policial, do policial federal Eliton Cordenuzzi – Aprovado por 93,9%;
  5. Investigação policial baseada em Redes de Mundo Pequeno, de Manoel Camilo Netto – Aprovado por 89,3%;
  6. Fluxo do sistema de justiça criminal como ferramenta de gestão pública, do policial Fernando Lúcio Teles – Aprovado por 75%.
  7. Recursos tecnológicos na área de identificação aplicáveis à investigação, de Lander Miranda Bossois – Aprovado por 94%.
  8. Investigação criminal sem abertura de inquérito policial, de Farlei Meyer – Aprovado por 58,5%.

EIXO TEMÁTICO: NOVAS ALTERNATIVAS E CAMINHOS

Tema: Carreira

  1. Economia para os cofres públicos com a fusão entre cargos de escrivão e agente de Polícia Federal, cujo autor é Adelson Cabral de Sena – Aprovado por 63,2%.

Tema: Plano Especial de Cargos da PF

  1. Reestruturação da Carreira dos Servidores do Plano Especial de Cargos, de Adelson Cabral de Sena – Aprovado por 57,1%.
  2. Regulamentação das atividades policiais para supervisionar os serviços de polícia administrativa e cartorárias dos servidores do Plano Especial de Cargos, do policial José Eugênio Bezerra e Regulamentação das atividades dos servidores do Plano Especial de Cargos, de Pablo Gurgel (propostas incorporadas por teor similar) – Aprovadas por 83,5%.

Tema: Controle Institucional

  1. Proposta de controle institucional das armas de fogo como forma de implementação de políticas públicas de segurança, de Everardo Pinto – Aprovado por 65,9%.
  2. Proposta aposentadoria policial – Perspectivas, do policial federal Edglay Barros – Aprovada por 50% dos votos + 1.

Tema: Capacitação

  1. Especialização como instrumento norteador para o fortalecimento da Carreira Policial Federal, de Paulo Ayran Bezerra – Aprovado por 93,6%.
  2. Escola Nacional dos Policiais Federais, de Leandro Miranda Ernesto – Aprovado por 74,7%.

Tema: Base parlamentar

  1. Proposta de Frente Parlamentar dos policiais federais, de Daniel Nascimento – Aprovado por 97,7%.

Tema: Base de conhecimento

  1. Publicação de Revista Científica Indexada da Fenapef, do policial federal Lander Bossois – Aprovado por 94,3%.
  2. Metodologias etnográficas como técnicas prospectivas de policialmento no âmbito da Polícia Federal, do policial federal Eduardo Reis – Aprovado por 68%.
  3. Ferramentas e padrões metodológicos em procedimentos investigativos, do policial Paulo Ayran – Aprovado por 95,3%.
  4. Painel permanente de segurança pública, de Adelson Cabral de Sena – Aprovado por 89,8%
  5. Gestão de projetos, de Adelson Cabral de Sena – Aprovado por 83,5%.
Comunicação Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia