PF cumpre mandados em Foz contra corrupção e crimes ambientais

Data: 21/09/16

baterias_1A Polícia Federal (PF) cumpre uma operação na manhã desta quarta-feira (21) para combater crimes de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

A ação foi batizada de "Lixo Tóxico" e cumpre 20 mandados de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, além de ordens  de intimação para prestar esclarecimentos. Até as 8h, duas pessoas tinham sido presas em flagrante por posse ilegal de arma e mais de 10 mil baterias tinham sido apreendidas.

De acordo com as investigações, empresas que atuam no ramo de comércio automotivo importavam baterias usadas do Paraguai para reciclar e revender na sequência de forma clandestina.  "Tal prática é proibida por lei, em razão da toxidade das substâncias que compõem interna e externamente as carcaças de baterias veiculares. Além disso, sem autorização, algumas dessas empresas armazenavam tais sucatas em local impróprio e de forma incorreta", diz a PF.

Exames feitos pela perícia constataram vazamentos de ácido-sulfúrico e de chumbo, que são substâncias cancerígenas, no solo, que podem levar à contaminação do lençol freático, rios e da água consumida pela população.

A PF disse ainda que alguns dos empresários investigados tentaram subornar as autoridades da fronteira oferecendo dinheiro em troca da omissão no serviço, mas que não tiveram sucesso.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa