PF faz megaoperação contra tráfico internacional de drogas em 2 Estados

Data: 04/11/16

pfEm parceria com a polícia paraguaia, a Polícia Federal já prendeu na manhã desta sexta-feira (4) ao menos 15 pessoas suspeitas de participar de um grupo que atuava no tráfico internacional de drogas no Distrito Federal e em mais três Estados brasileiros. Segundo a polícia, os criminosos podem ter movimentado mais de R$ 1 bilhão.

Batizada de Cavalo Doido, a megaoperação cumpre 81 mandados judiciais em Goiás e Mato Grosso do Sul. Desses mandados, 21 são de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 15 condução coercitiva (quando a pessoa é conduzida para prestar depoimento) e 34 de busca e apreensão. Mais de 200 policiais participam da operação, que já bloqueou 80 contas bancárias do grupo.

De acordo com a PF, as drogas eram produzidas no Paraguai e distribuídas para o Distrito Federal, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul. No Paraguai, segundo a PF, a polícia faz uma operação para destruir os plantios de droga nas fazendas de propriedades do grupo criminoso.

 Os investigadores identificaram uma das rotas do grupo, que entrava pela região fronteiriça de Pedro Juan Cabalero, vinda da cidade paraguaia. No decorrer das investigações, foram apreendidas mais de dez toneladas da drogas, armas de grosso calibre e carros de luxo.

O nome da operação faz referência ao modo de transportar a droga. Segundo a PF, os carros utilizados tinham bancos e acessórios arrancados e todo o espaço era ocupado com grande quantidade de drogas, sem qualquer tipo de disfarce.

Carregado, o carro vinha em grande velocidade, sem paradas, e sem respeitar qualquer tipo de sinalização ou autoridades públicas. O objetivo era evitar perdas e chegar o mais rápido possível ao ponto onde o entorpecente seria vendido.

Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, tráfico internacional de armas, adulteração de arma de fogo e porte ilegal de armas. Somadas as penas podem ultrapassar 30 anos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa