Operação da PF apura desvio de R$ 800 mil da saúde em Vitória do Jari

Data: 21/07/16

operacao_pf_-_copia Foto: Divulgação/ Ascom PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de ontem (20) a operação "Antígeno", que apura um suposto desvio de R$ 800 mil na Secretaria Municipal de Saúde em Vitória do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. A investigação cumpriu três mandados de prisão temporária, sete de busca e apreensão e seis de condução coercitiva.

Além de Vitória do Jari, a PF atua nas cidades de Macapá, Laranjal do Jari, Almeirim, no Pará, e Fortaleza, capital do Ceará. A operação contou com a participação de 41 policiais federais.

Segundo a PF, o recurso teria sido desviado do custeio de ações no âmbito da saúde e transferido para a conta de diversas pessoas, tanto físicas quanto jurídicas. As investigações iniciaram em 2015, informou a polícia. A polícia acrescenta ainda que durante a investigação houve a contratação de empresas de "fachada". Os nomes dos investigados no caso não foram informados, mas a operação apontou que um ex-servidor da prefeitura de Vitória do Jari é suspeito de estar envolvido nos desvios de recursos.

De acordo com a PF, os investigados podem responder por crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro.

 A superintendência do órgão no Amapá explicou que o nome da operação está relacionado à uma molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpos. O referido nome foi utilizado porque o desvio praticado provocou o surgimento das investigações da Polícia Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa