FENAPEF e Gabinete Integrado defendem o TCO em reunião com Governador do DF
Data: 17/06/16
A pauta do encontro foi sobre a implementação do termo circunstanciado de ocorrência (TCO) no o Distrito Federal (Foto: Agência Brasília/Divulgação)
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, Luís Antônio Boudens, e o vice-presidente, Flávio Werneck, estiveram em reunião nessa quinta-feira (17) com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e representantes de forças de segurança e do Poder Judiciário para tratar da gestão estratégica na área da segurança pública.
A pauta do encontro foi sobre a implementação do termo circunstanciado de ocorrência (TCO) no o Distrito Federal. O TCO é um instrumento que substitui o inquérito policial em infrações consideradas de menor potencial ofensivo e todos os representantes presentes afirmaram que esse modelo representa maior agilidade e menos burocracia na solução de crimes.
Rollemberg afirmou ter consciência da importância de uma mudança efetiva no modelo atual. “Sabemos que essa é uma forma de aumentar a segurança da população e contamos com a ajuda de todos no processo de aperfeiçoamento e de avaliação de como o sistema do DF pode se adequar a este modelo”.
Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, Luís Antônio Boudens e Márcia de Alencar, Segurança Pública e da Paz Social (Foto: Sérgio Vinícius/ FenaPRF)
Para Flávio Werneck, que também falou durante o evento, a implementação do TCO é de extrema importância para a população. “Esse seria o primeiro passo para combater a impunidade. É preciso modernizar o modelo de segurança para que toda a sociedade seja beneficiada”, afirmou.
Márcia de Alencar, Segurança Pública e da Paz Social, destacou Brasília tem um ambiente exemplar para aplicação do TCO. “Observo que tudo que é proposto é para aumentar a eficiência do trabalho de todos e garantir uma cidade mais segura à população. Conto com o apoio de todos para que possamos amadurecer essa ideia, debater outras vezes esse tema e construir estratégias juntos”.
Participaram da reunião representantes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG-PM/CBM); da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF); da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME); da Associação Brasileira de Criminalística (ABC); da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF); da Associação Nacional das Entidades de Praças (ANASPRA); da Liga Nacional dos Bombeiros; do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (SINDPEN-DF) , o chefe da Casa Militar do Distrito Federal, coronel Claudio Ribas, representantes das Polícias Militares do Distrito Federal, de Santa Catarina, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul e o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG).
Veja a repercussão da reunião: http://goo.gl/ji35mT http://goo.gl/xWTeiB