Concurso da PF: Para Fenapef, número de vagas é insuficiente

Data: 10/01/18

Foto: Adriano Dal Chiavon

O concurso da Polícia Federal deve sair do papel em 2018, segundo informações repassadas pelo diretor-geral da PF, Fernando Segóvia, a representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), entidade que representa a Carreira. A previsão é que o certame ofereça 600 vagas – ou seja, apenas metade do que foi solicitado à pasta do Planejamento.

"Com o orçamento e a autorização de gastos aprovados, o edital pode ser publicado a qualquer momento, só dependendo da resolução de trâmites burocráticos como definição de cronograma e seleção da banca organizadora”, declarou o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

Ele considera a notícia uma vitória da entidade nacional e seus sindicatos, que se empenharam pela autorização do concurso, mas reforça que o número de vagas ainda é insuficiente. “Em 2017 vimos a força-tarefa da Lava-Jato ser encerrada por falta de recursos”, lembra.

Segundo o presidente, em uma situação de ajuste das contas públicas, é importante ouvir a representação dos policiais, que recebem várias informações e pleitos sobre a melhor distribuição das vagas. “Hoje, os policiais federais são desviados do trabalho operacional para desempenharem atividades cartorárias ou fora da atividade-fim. Uma opção mais viável seria o concurso contemplar menos vagas para delegados e mais oportunidades para servidores administrativos”.

A previsão para 2018 é que sejam disponibilizadas 150 vagas para agente; 300 para escrivão; 100 para perito; e 50 para delegado de Polícia Federal. Até o lançamento dos editais, as vagas podem ser remanejadas, desde que respeitem o montante autorizado pelo Planejamento.

Pedidos de aposentadoria

Depois do governo anunciar a Reforma da Previdência e tentar adiar o reajuste negociado pela Carreira, o número de policiais federais que deu a entrada na aposentadoria aumentou assustadoramente. Segundo dados Fenapef, de dezembro de 2016 a junho deste ano foram feitas 307 solicitações. Para se ter uma ideia do crescimento, nos anos anteriores, a média anual de pedidos girava em torno de 100 por ano.

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia