Aprovado na Câmara fim do foro privilegiado

Data: 11/12/18

Votação simbólica em comissão da Casa foi nessa terça (11); texto ainda precisa passar pela aprovação do Plenário

 

Foi aprovada por unanimidade a proposta do fim do foro privilegiado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A votação simbólica foi realizada nessa terça-feira (11) por uma comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede o fim do foro.

Os parlamentares presentes apenas votaram na proposta, sem debate. A matéria ainda precisa ser apreciada no plenário da Casa e deve ser analisada somente no ano que vem. O diretor parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcus Firme, já comemora o resultado. "O foro privilegiado sempre foi um atraso para a obtenção de justiça no Brasil. Se a lei é para todos,  esse tipo de prerrogativa deve ser restrito", alega.

Também estiveram presentes na votação o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, e o vice-presidente da entidade, Flávio Werneck.

Prerrogativa

A prerrogativa de foro é uma previsão que a autoridade tem de ser julgada por tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Pela proposta, esse direito ficaria restrito aos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Deixariam de ter foro privilegiado os ministros de Estado, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Além do Congresso, o STF também discute restringir o privilégio. A discussão entre os magistrados, porém, é de acabar com o foro apenas para os parlamentares.

A proposta já foi aprovada pelo Senado e segue para aprovação final no plenário da Câmara. Mas enquanto durarem as intervenções federais nos estados do Rio de Janeiro e de Roraima, nenhuma proposta de emenda à Constituição pode ser votada. A previsão é de que a matéria seja discutida e votada no ano que vem.

Comunicação Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

NOTA OFICIAL

Fenapef tem novo endereço em Brasília (DF)

Policiais federais contribuem com segurança da Copa do Mundo

Para presidente da Fenapef, decisão do STF evidencia disputa entre...