Fenapef participa de debate no Senado com a presença de Jungmann

Data: 07/03/18

O plenário do Senado recebeu, nessa terça-feira (06), representantes do setor de segurança para uma sessão de debates sobre o tema. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, estiveram entre os presentes e participaram da discussão junto com senadores e ministros envolvidos no setor.

O vice-presidente da Fenapef, Flávio Werneck, e o diretor Parlamentar, Marcos Firme, também estiveram presentes na sessão.

Em seu discurso, Raul Jungmann comentou sobre a importância da nova pasta para o País. “Esse ministério não tem volta. Ele não deixará de existir, independentemente de partidarismo. É preciso entender que o tema é questão democrática”, disse. A intervenção federal no Rio de Janeiro foi citada pelo novo ministro. Segundo ele, é preciso atenção com a segurança. “É um momento de muita apreensão. Não podemos deixar que o Brasil seja o Rio de Janeiro amanhã”, alertou Jungmann.

Já o presidente da Fenapef ressaltou a preocupação da população com a segurança pública e lembrou dos mais de dez projetos convergentes sobre o tema no Congresso. Para Boudens, “a Polícia Federal tem muito o que contribuir nessa discussão.” Ele lembrou a importância de se investir na formação e na carreira dos policiais federais, que lutam por uma carreira única. “Precisamos dar condições mais justas e previsão de crescimento para esses profissionais. Se continuarmos priorizando somente a área de Direito, teremos mais burocracia”, alertou.

Segurança dos policiais

Durante a audiência, outro tema levantado pelos presentes foi a segurança dos profissionais do setor. Em 2016, 437 policiais foram mortos em razão da profissão, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com as informações, um policial tem quase 22 vezes mais chance de morrer do que qualquer outro brasileiro.

“A polícia é uma carreira que exige perfil e vontade de fazer algo a mais pelo Brasil, mas é preciso estruturação e dar mais condições para todos os profissionais”, ressaltou Boudens.

Comunicacão Fenapef 

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia