Serviços Públicos

Data: 06/04/15



A pauta da CCJC para esta semana é extensa, com 83 itens pendentes de deliberação. Na última semana, as atividades da comissão estiveram todas voltadas para o debate e votação da PEC 171/93, sobre redução da idade penal de 18 para 16 anos, cuja admissibilidade acabou sendo acatada por 42 votos, contra 17.

Criação de cargos
A CCJC deverá analisar o PL 6.244/13, do Poder Executivo, que cria cargos de provimento efetivo no âmbito da administração pública federal e dá outras providências, como extinção de cargos, atingindo, entre outros órgãos, o Departamento de Polícia Federal e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.  Altera a Lei 10.871, de 2004 e a Lei 11.907, de 2009. O relator na CCJ, deputado José Guimarães (PT-CE), proferiu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. É o item 71 da pauta, sujeito à apreciação conclusiva das comissões.

Na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o parecer, pela aprovação, foi acatado por unanimidade. Na Comissão de Finanças e Tributação, o parecer foi pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária, aprovado contra o voto do deputado Guilherme Campos (PSD-SP).

Servidores públicos
O PL 1.781/99, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), é o item 74 da pauta, dispondo sobre o cancelamento das sanções administrativas que discrimina, aplicadas a servidores públicos, e dando outras providências. O projeto tem como alvo as penalidades aplicadas em decorrência da participação efetiva em movimento reivindicatório, entre 5 de outubro de 1988 e a data da publicação desta lei.

O parecer do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), já proferido, foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto.

Afastamento de servidor público
Item 80 da pauta, o PL 2.859/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), acrescenta o art. 294-A ao Decreto-lei nº 3.689/1941 (Código de Processo Penal), a fim de estabelecer o afastamento imediato de funcionário público em caso de prisão em flagrante, preventiva ou temporária.

No dia 19/03/2015, foi proferido o parecer do relator, Lincoln Portela (PR-MG), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação. Vista conjunta foi concedida aos deputados João Campos, Luiz Couto, Rodrigo Pacheco e Ronaldo Fonseca.

“PEC da Bengala”
A PEC 457/05 aguarda a votação em segundo turno e consta como item 15 da pauta. Oriunda do Senado (PEC 42/03), a proposta altera o art. 40 da Constituição Federal, relativo ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Trata da aposentadoria compulsória aos 75 anos de ministros do Supremo Tribunal Federal, dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União.

A poposta está na pauta por razões nada republicanas. A intenção da oposição é aprovar a PEC a fim de evitar que Dilma indique mais ministros para o Supremo até o fim de seu mandato em 2018.

Previdência
Na quarta-feira (8), às 10 horas, será realizada Comissão Geral para discutir a Previdência Social no Brasil. Ocorre no Plenário Ulysses Guimarães.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ