PF vai poder apurar falsificação e adulteração

Data: 21/10/13

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou na última terça projeto de lei do Senado que autoriza a Polícia Federal a apurar os crimes de falsificação, corrupção e adulteração de medicamentos quando houver repercussão interestadual e internacional. As informações são da Agência Câmara.

 

O texto também autoriza a PF a investigar a venda, inclusive pela internet, e a distribuição do produto falsificado. Como tramita em caráter conclusivo, o projeto segue para sanção presidencial, se não houver recurso de pelo menos 51 deputados.


STJ

 

Atualmente, o Superior Tribunal de Justiça só tem reconhecido a competência da PF nesses casos quando há indícios de internacionalidade do delito, informou o autor da proposta, senador Humberto Costa (PT-PE).

 

Para o relator da proposta, deputado João Paulo Lima (PT-PE), o posicionamento do STJ tem dificultado o trabalho da investigação policial. `A medida vai coibir, e muito, as fraudes de medicamentos no Brasil", defendeu.

 

Drogas

 

A CCJ também aprovou, em caráter conclusivo, o projeto de lei do deputado Lincoln Portela (PR-MG) que torna obrigatória a incineração de drogas apreendidas no prazo máximo de um mês. O relator deputado João Campos (PSDB-GO) acatou o substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e apresentou subemenda para fazer correções de técnica legislativa.

 

Atualmente, a lei 11.343/06 prevê normas apenas para a incineração de plantações de substâncias ilegais. O relator destacou que a legislação não traz regras suficientemente claras para a destruição de drogas apreendidas. "Hoje somente são destruídas após todo o curso do processo penal", ressaltou.

 

A proposta seguirá agora para o Senado, exceto se houver recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ