Policial Federal e vereador de Campo Grande, André Salineiro lança livro sobre Segurança Pública

Data: 09/12/17

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, prestigiou o lançamento do novo livro do policial federal e vereador de Campo Grande, André Salineiro, na última quinta-feira (7), na Livraria Lê, em Campo Grande (MS).

Intitulado “Políticas Públicas em Segurança Pública e Defesa Social”, a nova obra de Salineiro traz uma perspectiva analítica sobre as áreas básicas da gestão pública e um diagnóstico do cenário atual da segurança pública brasileira, enaltecendo medidas importantes adotadas em outros países que poderiam ser eficazes no Brasil.

O livro foi produzido a pedido do Centro Universitário Internacional (Uninter), pois servirá de subsídio para alunos dos cursos de graduação em Direito, pós-graduação em Gestão em Segurança Pública e Gestão de Cidades. Porém, a linguagem é simples e torna a leitura acessível àqueles que desejam simplesmente compreender os entraves que levam à crise de segurança pública e como é possível reverter o cenário.

Entre os assuntos abordados no livro está a reforma prisional, que na opinião do autor “ não é apenas uma ação urgente, inadiável: é um reparo histórico”. Segundo Salineiro, tudo começou errado, com superlotações e condições sub-humanas. Neste ponto, Salineiro sugere a especialização dos órgãos de segurança, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. Essa é apenas uma das possibilidades apresentadas e discutidas pelo policial. 

Na opinião de Boudens, a obra representa mais um avanço dentro do projeto da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e seus sindicatos de apoiarem incondicionalmente a produção de bibliografia sobre a Polícia Federal e a Segurança Pública como um todo. “É mais uma publicação que terá total apoio da Fenapef, pois independente das prolongadas divergências internas, é de interesse dos policiais federais e da sociedade que sejam buscadas soluções que visem melhorar o nosso trabalho e os números inexpressivos de eficiência da Segurança Pública no Brasil”, afirmou o presidente Luís Antônio Boudens.

Sobre o autor André Salineiro é Policial Federal há mais de uma década, bacharel em Fisioterapia e Direito, além de palestrante e vereador por Campo Grande (2017-2020). É autor do “Guia de Prevenção Contra a Violência”, conselheiro comunitário de prevenção ao uso de drogas, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado em Direito Penal e em Direito Processual Penal; além de especialista em Segurança Pública e Análise Criminal. Também é autor dos livros “Colapso Econômico - A Política de Impostos no Brasil” e “Gestão Estratégica em Segurança Pública”. Atualmente, trabalha na produção de sua quarta obra sobre a experiência e os bastidores da profissão. O autor divulga os trabalhos nas redes sociais Facebook (www.fb.com/andresalineiro) e Instagram (@andresalineiro).

  Agência Fenapef