Policiais federais farão mobilizações nesta quinta-feira (26) em todo o país

Dia D, primeira mobilização deste ano cobra resposta do governo à reestruturação da Polícia Federal

Fonte: Comunicação da Fenapef

Data: 25/10/23

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) convocou todos os sindicatos filiados para uma mobilização em favor da reestruturação salarial da categoria. O primeiro ato dessa mobilização, o Dia D, ocorre nesta quinta-feira (26), em todas as unidades da Polícia Federal (PF) do país.

 

A mobilização é uma realização conjunta de todas as entidades representativas dos policiais e servidores administrativos da Polícia Federal.

 

“Estamos nos mobilizando por uma proposta de reestruturação de toda a Polícia Federal. A proposta apresentada foi pactuada entre as entidades representativas dos policiais e servidores administrativos da Polícia Federal com a Direção-Geral no início do ano. A PF encaminhou a proposta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foi chancelada e enviada para o Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos. Nós, da Fenapef, estamos defendendo uma proposta que é do governo. É hora do governo nos apresentar a solução orçamentária para implementá-la”, afirma o presidente das Fenapef, Marcus Firme.

 

As entidades representativas ressaltam que a proposta reivindicada foi chancelada pelo próprio governo federal como forma de corrigir uma defasagem histórica. Essa discrepância remuneratória torna a carreira policial federal a menos valorizada entre as carreiras típicas de Estado. 

 

Outro fator determinante às mobilizações diz respeito ao aumento da demanda de atividades da Polícia Federal, como o recente lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), que inclui um decreto de regulamentação de armas de fogo que transfere a competência de fiscalização dessa atividade do Exército para a Polícia Federal (PF).

 

A escolha pelas manifestações foi decida em assembleia, realizada no último dia 17, entre as entidades representativas do setor que estão insatisfeitas com a demora do governo federal em apresentar uma resposta à proposta apresentada em fevereiro deste ano.

 

As mobilizações estão sendo organizadas pelos sindicatos estaduais e ocorrerão nas sedes das unidades da Polícia Federal nos 26 estados e na Sede da PF no Distrito Federal.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef busca solução para uso de tempo estritamente militar como policial

Fenapef vai participar da atualização do Manual de Planejamento Operacional da Polícia Federal

A Fenapef e o grande desafio da regulamentação das atribuições complexas dos cargos EPAs

Conselho Fiscal se reúne para concluir avalições referentes ao ano de 2023