Mulheres policiais se reúnem em congresso para discutir segurança pública

Evento ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, e contou com representantes da Fenapef

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 29/05/23

A quinta edição do Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia promoveu reflexões sobre o papel da mulher na segurança pública, bem como debateu políticas públicas voltadas para a segurança, que demandam estruturação sistemática e pensamento estratégico a partir da visão feminina. O evento ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 26 e 27 de maio.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) foi uma das patrocinadoras do evento, que ainda contribuiu com as palestras da diretora da Mulher, Susanna do Val Moore, e da diretora do SINPEF/PR, Luciana Brungari. A diretora de Seguridade Social da Fenapef, Karin Cristina Peiter, também participou do evento com outras representantes dos sindicatos filiados à Federação.

“A presença de mulheres na segurança pública é fundamental para garantir uma atuação mais sensível e humanizada, contribuindo para uma maior eficácia no combate à criminalidade. Aproximar a segurança pública da prevenção e proteção é essencial para as áreas relacionadas à infância e juventude”, disse Luciana, que palestrou sobre o papel das forças de segurança na prevenção e proteção a crianças e adolescentes contra crimes cibernéticos.

O V Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia contou com palestras e debates de especialistas e profissionais das forças de segurança pública de todo o país e internacionais. Os presentes foram instados a refletir sobre temas relacionados à saúde mental, valorização policial, contribuição das mulheres na segurança, entre outros.

De acordo com a diretora da Mulher da Fenapef, Susanna do Val Moore, o congresso “possibilitou reunir mulheres policiais de várias forças de todo o Brasil, que dialogaram sobre questões comuns ao cotidiano profissional. Com o apoio da Fenapef, os sindicatos filiados também puderam enviar mais colegas policiais federais que contribuíram para essa importante discussão”.

“O empenho e dedicação dessas mulheres podem ser vistos das mais diferenciadas formas, seja no trabalho ostensivo, nas ruas, em eventos, investigações para a elucidação de crimes, colhendo dados e evidências, ministrando aulas e treinamentos, entre outras atividades. Em todas essas funções, a sensibilidade, a perspicácia e o olhar feminino fazem uma diferença enorme na proteção aos cidadãos”, concluiu a policial federal, Luciana Brungari.

O Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia ocorre uma vez por ano, na Paraíba, João Pessoa, e conta com o apoio da Federação Nacional dos Policiais Federais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski