Livro aborda proposta de mudança na Segurança Pública

Antônio José Moreira da Silva lança Fogo Amigo, um relato sobre a reforma da segurança pública

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 06/11/19

O agente da Polícia Federal, Antônio José Moreira da Silva, lança, no próximo dia 13 de novembro (quarta-feira), seu livro Fogo Amigo. A obra é resultado da participação do autor na construção de um novo modelo de polícia, o mesmo defendido pela Federação Nacional da Polícia Federal (Fenapef). Aborda, também, um projeto de reforma da segurança pública e da investigação criminal.

A Fenapef defende a porta única de entrada e a promoção baseada na meritocracia e, de acordo com o autor, é um ator político muito importante para a reestruturação da PF e da própria segurança pública brasileira.

“Existe um anacronismo na forma como as polícias são estruturadas no Brasil. Isso é parte da história da fundação da polícia, vem desde o século 19. A própria estrutura social do Brasil traz essa dificuldade de mobilidade social, de crescimento baseado em mérito. A organização da polícia apenas reproduz isso. Muitos visam ao poder e não à eficiência da investigação criminal e da segurança pública”, detalha Antônio Silva. Para ele, as relações de poder existentes entre os cargos da Polícia Federal contribuem para ineficiência da corporação.

De acordo com o autor, a Fenapef é um ator político muito importante para a reestruturação da PF e da própria segurança pública brasileira.

O livro, de uma forma acadêmica, se propõe a contribuir com a formação de uma base teórica para defender as propostas do movimento sindical. “O livro conta uma história da qual faço parte”, conclui o autor.

Serviço: Lançamento do Livro Fogo Amigo

Local: Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina

Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº4744 – Agronômica – Florianópolis

Data: 13 de novembro

Hora: 15 horas