Fenapef pede ao Ministério da Economia retomada das discussões sobre reestruturação da carreira

Dirigentes e parlamentares estiveram com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 13/12/19

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, o vice, Luiz Carlos Cavalcante, e o diretor parlamentar, Marcus Firme, estiveram nessa quarta-feira (11) no Ministério da Economia para pedir a retomada das propostas de reestruturação da Carreira Policial Federal. Eles apresentaram ao Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, um conjunto de propostas, dentre elas, a PEC da Eficiência (PEC 168/2019), do deputado Aluísio Mendes (PSC-MA). Mendes também esteve presente ao encontro, assim como o deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS). Os dois são Policiais Federais e estão entre os principais defensores da categoria no Congresso Nacional.

Eles cobraram do Ministério da Economia a retomada das discussões sobre a nova organização da Polícia Federal, que estão paralisadas desde 2014 e apresentaram outras propostas que interessam à categoria. Também defenderam a porta de entrada única para a categoria e o ciclo completo de polícia.

Wagner Lenhart disse que vai analisar as reivindicações e prometeu responder à Fenapef no início de 2020.

PEC da Eficiência e Lei Orgânica

A PEC da Eficiência (168/2019) propõe a alteração do parágrafo 1º do artigo 144 da Constituição, que trata da organização da Polícia Federal. Ela formaliza as duas maiores reivindicações da categoria: o ciclo completo de atuação policial e o ingresso único.

A PEC, que é uma iniciativa da Fenapef, pretende modernizar a Polícia Federal, equiparando-a às melhores polícias do mundo, com uma estrutura moderna, em que o policial inicia sua carreira pela base e cresce por mérito. “Nosso objetivo é, com a reestruturação, entregar um serviço de maior qualidade para a sociedade, com custo menor, mais efetividade e policiais mais motivados”, explica Boudens.

Para o vice-presidente da federação, Luiz Carlos Cavalcante, é importante destacar que os conceitos propostos são os utilizados pelas polícias mais modernas do mundo já há muito tempo. “Essa PEC dará à Policia Federal uma estrutura de primeiro mundo. Será possível fazer muito mais gastando muito menos”, concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS

FENAPEF repudia tentativa de priorização discriminatória na distribuição de material funcional

STJ reconhece a inclusão do abono de permanência no cálculo de férias e do 13º salário

PF assume gestão dos CACs a partir do dia 1º de julho

Sindicalizado, aproveite as promoções do Federal Club