Fenapef, Fenaprf e OPB discutem medidas de divulgação da condição diferenciada da atividade policial

Data: 25/11/16

reuniao-videos

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) juntamente com a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (Fenaprf) e a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (10) para tratarem de novas medidas que demonstrem a condição diferenciada da atividade policial visando a manutenção da aposentadoria policial atualmente definida pela Constituição Federal.

Compareceram à reunião Magne Cristine, Diretora de Comunicação da Fenapef e Diretora da OPB, Robson Silva, Diretor do Sinpef/MG, Pedro Calvalcanti, Presidente da Fenaprf,  Ricardo Sá, Diretor Financeiro da Fenaprf e Frederico França, Presidente do Sinprf e Presidente da OPB. Presentes ainda o Assistente em informática da Fenapef Júnior Calazans e representantes de empresa de comunicação.

O encontro dá prosseguimento às ações conjuntas que vem sendo desenvolvidas pelas entidades para demonstrar as condições diferenciadas de trabalho dos policiais, que incluem permanente risco de vida, estresse, adoecimentos e mortes. As novas ações debatidas incluem a elaboração de vídeos e materiais publicitários que demonstrem a atividade policial e as condições em que se desenvolvem, que se diferenciam dos demais servidores públicos. Essas condições de trabalho e aposentadoria precisam ficar claras para a sociedade e governo, evitando que seja vista como um benefício, quando é uma compensação.

Atualmente a Constituição Federal diferencia em cinco anos o tempo de aposentadoria para os servidores que exercem atividade com risco de vida, como os servidores policiais, repetindo o que se aplica mundialmente para os profissionais que atuam nas polícias. O objetivo é desenvolver medidas que evitem que o projeto de reforma da previdência anunciado pelo Governo Federal desconsidere a natureza do trabalho policial e  cause prejuízos e à aposentadoria policial definida no texto constitucional.

A Organização Mundial de Saúde classifica a atividade policial como a segunda atividade mais estressante do mundo, perdendo apenas para os mineradores de carvão. Estudos apontam que a profissão de policial no Brasil é a mais estressante de todos os ofícios, uma vez que estão entre os profissionais que mais sofrem tensão no trabalho, por estarem constantemente expostos ao perigo e agressões, no enfrentamento de situações de conflito que demandam sua pronta intervenção.

Atualmente é grande o número de doenças físicas e psicológicas decorrentes do exercício da atividade e as instituições policiais em geral não dispõem de assistência psicológica ou assistência à saúde, o que agrava o quadro de adoecimentos e mortes, inclusive por suicídio A Fenapef, Fenaprf e Sinpol/DF já trabalham conjuntamente no estudo da expectativa de vida que está sendo realizado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Os representantes das entidades destacaram que a aposentadoria policial um direito que não pode ser retirado dos policiais.  Uma nova reunião será realizada na próxima semana para dar continuidade aos projetos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Aprovado na Câmara Projeto de Lei de reposição inflacionária dos...

Atividade de risco dos policiais é debatida com Ministro da Defesa Raul...

Entidades querem que especificidade da atividade policial seja considerada...

Policiais reúnem-se com o Ministério do Trabalho e Previdência para...