Curso de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é lançado pelo MJSP

A formação tem carga horária de 40 horas-aula e é ofertada na modalidade EaD

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 30/01/26

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), lançou, nesta terça-feira (27), o curso intitulado “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. A iniciativa é voltada à capacitação de profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Com carga horária de 40 horas-aula, o curso é ofertado integralmente na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A estrutura curricular é composta por quatro módulos:

• o primeiro aborda os conceitos básicos, o cenário nacional e internacional e o arcabouço institucional de enfrentamento ao tráfico de pessoas;
• o segundo módulo trata da identificação de casos, com foco em indicadores, canais de denúncia e procedimentos em pontos de fronteira;
• o terceiro é dedicado à proteção e à assistência às vítimas, com ênfase no atendimento humanizado, na escuta qualificada e nos instrumentos de proteção; e
• o quarto módulo concentra-se na investigação e na repressão, destacando desafios, técnicas operacionais e a cooperação internacional.

O conteúdo foi desenvolvido para qualificar agentes que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção desse crime, na identificação de vítimas, na investigação de ocorrências e na repressão ao tráfico de pessoas, além de fortalecer o atendimento e a proteção às pessoas afetadas por essa grave violação de direitos humanos.

Os participantes terão acesso a videoaulas, apostilas digitais, exercícios interativos e materiais complementares, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rede EaD Senasp. Para obtenção do certificado, é exigido aproveitamento mínimo de 70% nas atividades avaliativas.

Mais informações estão disponíveis no site do MJSP, clique aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef discute aprimoramento da PEC 18/2025 com ministra Gleisi Hoffmann

Pautas centrais da Segurança Pública devem voltar com o início das atividades legislativas

Especialização em Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas: inscrições abertas

MBA em Privacidade e Segurança da Informação está com inscrições abertas