COP 30: PF avança nas ações para o evento enquanto Fenapef segue no monitoramento dos preparativos
Lançamento de carimbo comemorativo e destaque de efetivo marcam oficialmente as primeiras ações da PF para o evento
Fonte: Comunicação Fenapef
Data: 17/10/25
Para celebrar a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a Polícia Federal (PF) lançou, no último dia 10, um carimbo comemorativo que será registrado nos passaportes dos participantes do evento global. Os passageiros que apresentarem o documento nas áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Belém receberão o registro especial.
A iniciativa, que se estende até 31 de dezembro de 2025, tem como objetivo destacar o papel da PF no controle e na segurança dos participantes, além de simbolizar as boas-vindas a todos que vierem ao país para o evento.
Monitoramento da Fenapef
Com o objetivo de garantir a segurança das delegações estrangeiras que participarão da conferência, a PF está mobilizando parte de seu efetivo para atuar no evento. A Superintendência Regional no Pará, Estado-sede da cúpula do clima, já colocou seus servidores em regime de sobreaviso para atender às demandas que vêm surgindo.
Outra medida da Superintendência foi o destacamento de 75 policiais federais de setores como o Grupo de Segurança de Dignitários (GSD), Grupo de Pronta Intervenção (GPI), Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM), Delegacias de Migração e Controle de Armas, Núcleo de TI, Setor de Inteligência e Delegacia Regional de Polícia Judiciária para atuar nas ações específicas relacionadas ao evento. Os demais servidores permanecerão nas atividades de rotina, assegurando o pleno funcionamento da unidade.
Policiais federais de outros estados também participarão das operações da COP 30. Para garantir que a estada e as condições de trabalho desses profissionais transcorram de forma adequada, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) tem acompanhado de perto todos os preparativos.
Em reuniões com representantes da PF, foi informado à entidade que parte do efetivo dos Estados será hospedada na sede da Superintendência em Belém, que está sendo adaptada para esse fim, enquanto a maior parte ficará em acomodações previamente contratadas, processo que se encontra em fase final.
Os encontros também abordaram o pagamento de diárias e o transporte do efetivo, pontos que ainda estão sendo definidos junto ao governo e deverão ser divulgados em breve.
A 30ª edição da conferência está programada para ocorrer em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.