Comissão Eleitoral Nacional 2024 da Fenapef se reúne em Brasília com área técnica responsável pelo sistema eletrônico de votação
Fonte: Comunicação Fenapef
Data: 30/08/24
Comissão Eleitoral Nacional 2024 da Fenapef se reúne em Brasília com área técnica responsável pelo sistema eletrônico de votação
Integrantes da Comissão Eleitoral definem operações técnicas para a realização do pleito eletrônico no dia 6 de novembro
O presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Paulo Roberto Poloni Barreto (ES), e os membros titulares da Comissão, Hideaki Imamura Rocha (DF) e Gladiston Alves da Silva (RJ), participaram de uma força-tarefa na sede da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) esta semana em Brasília para definir a operacionalização digital da eleição, que será realizada de forma totalmente eletrônica no dia 6 de novembro para definir a Diretoria Executiva para o triênio 2025/2027.
Para a eleição nacional deste ano, servidores da Polícia Federal sindicalizados em todas as unidades federativas poderão realizar o voto pela área restrita no site da Fenapef. A grande preocupação agora é alcançar cerca de 4 mil associados que não têm o cadastro que dá acesso à área restrita e habilita a votação pelo site. “O cadastro no site da Fenapef é obrigatório para que o policial federal sindicalizado possa votar no site da Federação. Sem o cadastro, não é possível o acesso à área restrita onde será disponibilizado o sistema de votação”, argumenta.
Além disso, o presidente da Comissão Eleitoral ressalta que o prazo para o cadastramento é até o dia 4 de novembro, mas para garantir a habilitação e não sobrecarregar o sistema o sindicalizado deve realizar o cadastro com calma. “Todo o processo eleitoral está sendo preparado para que o sindicalizado vote na comodidade do seu lar, pelo próprio celular ou por um computador. Estamos realizando triagens minuciosas, 800 colegas não possuem endereço eletrônico, o e-mail, e cerca de 4 mil não realizaram o cadastro no site”, relata.
No entanto em todos os estados do país, nos 27 sindicatos da Fenapef, serão estabelecidas bases eleitorais, onde as entidades terão autonomia para indicar o local. Nessas bases, sindicalizados que tiveram qualquer dificuldade, ou não tenham familiaridade com o ambiente digital e a internet, poderão ter a assistência das Comissões Eleitorais locais, com colegas aptos para auxiliá-los”, acrescenta.
Para isso, uma resolução está sendo preparada pela Comissão Nacional Eleitoral. A publicação do documento será de conhecimento da base federativa nos próximos dias e este apresentará toda a estrutura e o processo eleitoral.
“A votação será realizada em sua totalidade de forma eletrônica, pelo site da Fenapef. Esse formato vai evitar fraudes e garantir a segurança do pleito; o planejamento prévio e estratégico é fundamental para que a votação ocorra com eficiência, transparência e celeridade”, conclui.
É fácil e rápido! Siga os passos para realizar seu cadastro:
1- Acesse o site da Fenapef www.fenapef.org.br
2-Na página principal, na barra de menu, acesse a “Área do Sindicalizado”, último item superior direito
3- Clique no botão azul, “Ativar Cadastro”
4- Preencha o número do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE)
Se o SIAPE não for reconhecido entre em contato com o seu sindicato ou diretamente com a Fenapef pelo e-mail [email protected]
5- Preencha os dados solicitados
6- Ao finalizar, será gerado login e senha
7- Você receberá uma confirmação de segurança, token, por e-mail, com a confirmação o cadastro será efetivado.