Após mobilizações dos policiais federais, MGI marca reunião com as entidades representativas da categoria

De acordo com essas entidades, a data estabelecida pode comprometer resultado das negociações

Fonte: Comunicação da Fenapef

Data: 27/10/23

As entidades representativas dos policiais federais receberam, nesta sexta-feira (27), convite para a reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A data estabelecida pelo MGI é o dia 28 novembro, às 16h.

Para a Federação Nacional dos Policiais Federais, a época escolhida pode comprometer as negociações, visto que o encontro ocorrerá muito próximo ao encerramento do ano legislativo de 2023, cujo período precisará deliberar sobre a lei orçamentária. Isso poderia comprometer, por exemplo, a inserção de uma previsão orçamentária, etapa necessária à execução da proposta já no próximo ano, caso as negociações resultem em acordo.

Para o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, apesar de a iniciativa do MGI mostrar bom senso, a data definida deveria ser antecipada. “Apreciamos a iniciativa do MGI, mas o timing é inadequado, pois as negociações podem não atingir o resultado esperado em virtude da proximidade com o término do exercício legislativo de 2023. A data deveria ser antecipada para que as discussões resultassem em uma efetiva conquista. Isso sim reiteraria a postura professada pelo governo de comprometimento com a segurança pública”.

As entidades estão estudando solicitar a antecipação da reunião. A manifestação do governo sobre o novo encontro ocorre um dia após a realização das mobilizações do “Dia D”, movimento que teve a adesão de policiais federais de todos os Estados e do Distrito Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

A Fenapef e o grande desafio da regulamentação das atribuições complexas dos cargos EPAs

Conselho Fiscal se reúne para concluir avalições referentes ao ano de 2023

Dia D - “Estamos dispostos a brigar por aquilo que merecemos”

Policiais federais farão mobilizações nesta quinta-feira (26) em todo o país