Livro trata de Policial Federal
Data: 07/08/14
A ideia de escrever um livro sobre o tema surgiu, em 2009, logo após o término do mestrado em Psicologia na UFSC da psicóloga Marilaine Bittencourt de Freitas Lima (responsável pela organização dos textos, juntamente com a psicóloga Dulce Helena Penna Soares), quando ela pesquisou sobre o uso do tempo livre pelo policial federal aposentado. Mas, somente em 2011 é que o projeto começou a ser colocado em prática.
A proposta dos autores teve como foco a carreira do policial, desde seu ingresso, por meio de concurso público, até a sua aposentadoria. Para tanto, foram utilizadas histórias de vida e experiências relatadas por diferentes policiais entrevistados para os objetivos do livro. Em seus relatos, eles revelaram a importância de resgatar suas vivências profissionais, as dos colegas aposentados e as daqueles ainda em atividade.
Além de Dulce e Marilaine, também assinam a obra como autores as assistentes sociais Cristiane Coelho de Campos Marques e Fabiana Regina Ely; os psicólogos Iuri Novaes Luna e Maria da Graça Ballardin; e os policiais federais José Carlos Nedel Fagundes e Mírian Kruse dos Santos.